Ossos e vasos de cerâmica são vistos em tumba samnitas do século 4, nas ruínas de Pompeia, na Itália, na segunda (21) (Foto: AFP Photo/Mario Laporta)
Arqueólogos franceses descobriram recentemente um túmulo da época pré-romana em perfeito estado de conservação em Pompeia – anunciou nesta segunda-feira (21) o diretor do famoso sítio arqueológico italiano.
"Pompeia continua sendo uma fonte inesgotável de descobertas científicas", comemorou Massimo Osanna em comunicado.
A sepultura revelada pela equipe do Centro Jean Bérard data da época dos samnitas, no século IV antes de Cristo, e está na Porta de Herculano.
Ela continha uma série de vasos e ânforas em perfeito estado de conservação, e constitui um raro testemunho de práticas funerárias da época em Pompeia.
Esta descoberta permite "investigar sobre um período histórico pouco estudado até hoje em Pompeia", explicou Osanna, arqueólogo à frente do sítio arqueológico de Pompeia há dois anos – nomeado em meio à polêmica sobre as condições de manutenção do local.
"Estas buscas são uma prova de que Pompeia é uma cidade ainda viva que deve ser preservada, já que continua a revelar elementos de pesquisa", insistiu o diretor do local.
A antiga cidade romana, que ficou parada no tempo ao ser coberta pelas cinzas do Vesúvio em 24 de agosto de 79, é o segundo ponto turístico mais visitado da Itália após o Coliseu, em Roma, com 2,7 milhões de visitantes em 2014.
Milhares de pessoas – arqueólogos, artesãos e especialistas – trabalham atualmente para continuar as escavações e restaurar o sítio.
Fonte: G1