Cerca de 600 tripulantes da companhia aérea estatal "Air India" foram alertados de que teriam de "entrar em forma" um ano atrás, mas 125 não atingiram o peso estipulado e serão impedidos de voar. A companhia leva em conta a idade e a altura das funcionárias para calcular qual o peso máximo que elas podem ter.
A empresa aérea estatal citou uma recomendação da autoridade de aviação civil do país. Um representante da Air India disse à BBC que a decisão foi tomada com base no documento emitido pela autoridade em 2014.
A preocupação da empresa é que a tripulação acima do peso pode ter algum tipo de dificuldade para atuar em situações de emergência.
"Uma equipe acima do peso é um sinal de que uma empresa aérea não está em forma. Você precisa de uma equipe que seja inteligente e ágil que possa complementar a imagem da companhia", disse o especialista em aviação Kapil Kaul à BBC.
Essa não é a primeia vez que o assunto é discutido na Índia. Em 2008, uma decisão da Justiça local indicava que aeromoças acima do peso não poderiam voar nos aviões da companhia estatal Air Índia.
Na ocasião, a Justiça entendeu que aeromoças tinham de ser ágeis e estar em boa forma física para ajudar passageiros em situações de emergência.
Fonte G1