Política

Taques vai a Tocantins participar de encontro com governadores

Foto: Lucas Ninno/GCOM

O governador Pedro Taques participa, na sexta-feira (11.09), da terceira reunião do Fórum dos Governadores do Brasil Central, em Palmas, no Tocantins. Os gestores devem definir os últimos detalhes para a criação do consórcio interestadual, além de conhecer os primeiros projetos estruturantes que serão executados em conjunto. A reunião será no Palácio Araguaia, sede do Governo do Tocantins. 

Neste terceiro encontro, o governador anfitrião, Marcelo Miranda, receberá, além de Taques, os governadores Marconi Perillo (Goiás); Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul); Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal); Confúcio Moura (Rondônia); além do ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger. 

A previsão é que Taques e os demais governadores assinem o protocolo de intenções que regulamenta o funcionamento do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Brasil Central. Eles também devem assinar uma mensagem ao Poder Executivo propondo dispositivos que favoreçam a formação do consórcio interestadual do Brasil Central. 

Para Taques este momento é de união entre os Estados para superação da crise econômica nacional, com investimentos nas seis áreas elencadas como prioritárias: agropecuária, logística, industrialização, educação, empreendedorismo e inovação. Conforme o governador, o Brasil Central reúne estados fortes economicamente, que juntos formam um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 800 bilhões, movido pela força do agronegócio. 

“Mês passado, aqui em Mato Grosso, nós demos um passo importante para a concretização do desenvolvimento regional sem competição entre as unidades federativas, mas agindo em blocos, economicamente e politicamente. Mais do que debates, iniciamos aqui a concretização desse sonho, que está se tornando realidade”, lembrou Taques. 

Assim como ocorreu em Cuiabá, quando a capital foi sede do Fórum, em 07 de agosto deste ano, os presidentes das Assembleias Legislativas e a Câmara Distrital também vão participar da terceira edição. Já nesta quinta-feira (10.09), um dia antes do encontro entre governadores, os secretários de planejamento e procuradores de todas as Unidades da Federação que compõem o bloco se reúnem para fazer últimas tratativas para a criação do consórcio. 

Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões