Os trotes passados via celulares aos números de emergência da Segurança Pública – 190, 193 e 197 teve queda de 47%. Os dados são referentes aos meses de julho e agosto de 2015, em relação ao mesmo período do ano passado, da Secretaria de Segurança Pública (Sesp).
A redução é reflexo do serviço de envio de mensagens SMS aos celulares com objetivo de reprimir os trotes aos números do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O serviço começou a funcionar no dia 20 de julho deste ano. Em julho e agosto de 2014, a Sesp registrou 8.363 trotes via celular. No mesmo período deste ano, foram registrados 4.390, uma redução de 47%.
De acordo com dados da Superintendência de Tecnologia da Informação da Sesp, em agosto de 2014, 1.687 falsas ligações foram registradas aos números de emergência da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, feitas por crianças. Após o sistema entrar em funcionamento, o número de trotes realizados por crianças caiu para 1.083, no mês de agosto deste ano.
Em julho de 2014, foram 1.724 trotes realizados por crianças aos números de emergência. Em julho de 2015, mês que o sistema entrou em funcionamento, foram realizados 1.292 trotes por crianças.
Mas não são apenas crianças que passam trotes aos números de emergência da Segurança Pública. A Sesp registrou, em agosto de 2014, 2.510 trotes feitos por adultos. Com o auxílio do SMS, o número caiu para 951 falsas ligações feitas por adultos em agosto de 2015.
Para o coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle, tenente-coronel BM Eneides Martins Silva, a redução dos trotes está permitindo a otimização do atendimento. “Para nós a redução do trotes representa otimização do desempenho das viaturas, empregando as guarnições em ocorrências reais”, comentou.
Classificada a ligação como trote pelos atendentes do Ciosp, é enviada a seguinte mensagem automática ao celular da pessoa: “Ciosp informa! Você fez uma chamada ao número de emergência que foi classificada como TROTE. TROTE é ato criminoso de acordo com o artigo 340 do Código Penal”.
Em todo o ano de 2014, a Sesp registrou 52 mil trotes aos números de emergência do Ciosp, que foram passados via celular. Este ano, de janeiro a agosto, já são 35.327 mil trotes passados via celular.
Para o analista de sistema da Superintendência de Tecnologia da Informação da Sesp, Daniel Amaral, esse é apenas o primeiro passo do investimento em tecnologias que está sendo feito pela Sesp. “O primeiro passo foi comunicar o cidadão sobre o trote. O segundo será trabalhar com a localização automática das chamadas de emergência, para que a polícia possa identificar as pessoas que passam os trotes e aplicar medidas legais”, disse.
(Assessoria)