Andréa Lobo/Gcom-MT
O canal de denúncia da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso registrou 6.572 comunicações de diversas naturezas de crimes praticados na Grande Cuiabá, até o mês de julho de 2015. As denúncias representam 965 ligações a mais, se comparado com o mesmo período de 2014. Para a Segurança Pública, cada ligação é vista como forma do cidadão contribuir com as ações policiais.
O serviço está instalado no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), e passará também a receber denúncias via aplicativo WhatSapp, nos próximos dias. A ideia é tornar ainda mais ágil o recebimento de informações, com mais riqueza de detalhes e imagens.
O sigilo do denunciante será mantido da mesma forma como acontece pelo 197. "O serviço tem a confidencialidade do cidadão. A denúncia é anônima e a pessoa não precisa se preocupar em ter seu número ou identidade tornada pública. Tudo fica restrito no âmbito policial. Somente tem acesso o atendente que colhe os dados e quem gerencia o encaminhamento para unidade competente, sem revelar o denunciante", garantiu a chefe de operações da Polícia Civil, no Ciosp, Daise Beckamann Morel Luck.
Entre os delitos mais denunciados está o tráfico de drogas que somando ao uso de entorpecente totaliza 3.408 denúncias. Na sequência vem o roubo e o furto com 751; homicídio com 366; porte ilegal de arma fogo com 251; foragidos da Justiça 224 e 104 para o estelionato.
Crimes relacionados a violência contra criança e adolescente, como maus tratos e exploração sexual, somam 169.
Cerca de 25 a 40 denúncias são atendidas diariamente para todas as naturezas de crimes. A investigadora Daise destaca as melhorias no serviço que está há 11 anos em atividade. O 197 começou a operar no dia 31 de março de 2004. "Antes era tudo manuscrito, encaminhava e entrega pessoalmente. Hoje é digitalizado e encaminhado via e-mail para a unidade, assim que a denúncia é recebida", afirma a policial civil.
Em alguns casos como o tráfico de drogas e violência contra crianças e adolescente a denúncia é encaminhada no ato do recebimento e o delegado acionado via telefone para priorizar a averiguação. A agilidade já possibilitou várias apreensões e prisões em flagrante, especialmente no tráfico.
Canais de denúncia
O serviço dispõe de dois números de telefone para a população denunciar crimes. Na região metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande e municípios da Baixada é o 197. Para o interior entrou em funcionamento o 181, que é direcionado a central no Ciosp, na Capital. Ainda no interior a população pode usar o 197, que cai na delegacia local.
"O 197 é o telefone da Polícia Civil e o 181 é um número nacional usado para denúncia anônima, que cada estado gerencia. Ambos podem ser usados", explicou Daise Beckamann Morel Luck.
Os dois números, 197 e 181, podem ser usados por qualquer cidadão, que ainda tem a opção de enviar a denúncia via e-mail: denunciapjc197@pjc.mt.gov.br e ciospdenuncia@sesp.mt.gov.br. O sigilo permanece mantido também para as comunicações recebidas via internet.
Assessoria