Cidades

Conferência é realizada para discutir políticas públicas para o movimento LGBT

Foto:Tchélo Figueiredo / Secom

‘’Não queremos migalhas, queremos políticas públicas’’, fala de Clóvis Arantes, representante da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, que marcou o início da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Direitos Humanos, voltada para essa temática, na manhã desta sexta-feira (28).

Pautada pela promoção da igualdade na diversidade de gênero e orientação sexual, os programas e projetos de enfrentamento a todas as formas de violência, preconceito, discriminação e intolerância deverão resultar em políticas públicas efetivas construídas a partir das discussões entre o Governo e a população.

No evento estava presente a primeira travesti a assumir um cargo público, Symmy Larrat, coordenadora-geral de Promoção dos Direitos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Segundo ela, é uma alegria estar em Cuiabá para discutir políticas de fato voltadas para o movimento. ‘’ É muito simbólico ter uma travesti nesse cargo. Estamos vivendo hoje uma onda de conservadorismo muito forte, vivenciamos uma perseguição ao termo gênero em todos os lugares até nos planos de educação nacional. E é muito gratificante que na contra mão disto a Secretaria de Direitos Humanos, nomear uma travesti é uma resposta a essa onda, e é muito importante à visibilidade que uma nomeação dessas pode dar, fico feliz por eu estar nesse lugar hoje e poder participar deste cenário’’, conta.

Para o presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, Valdomiro Arruda, essa conferência é um passo para dar respostar concretas ao movimento. ‘’É muito importante estarmos realizando essa conferência, a primeira de uma rodada em todos os Estados, porquê nós sabemos que é no município que acontece de fato as politicas públicas, e é aqui que nós iremos ver as dificuldades do movimento. O conselho é muito atuante espero que possa dar respostas concretas aos LGBT’s ‘’, explana.

PARADA DA DIVERSIDADE SEXUAL 

A 13ª Parada da Diversidade de Cuiabá será realizada na sexta-feira, 04 de setembro. O tema deste ano será “Ame. Viva. Tenha orgulho”. Conforme a organização, a expectativa de público é de aproximadamente seis mil pessoas.

A concentração será às 14h, na Praça Ipiranga, região central de Capital. Em seguida, o grupo segue em passeata pelas ruas da cidade com o encerramento na Câmara Municipal de Cuiabá. 

“Nós presenciamos a Câmara dos Vereadores votando contra a Ideologia de Gênero, que estava no Plano Municipal de Educação. Então, nós decidimos cobrar, dizer que existimos e que temos força política. A câmara está cheia de fundamentalistas religiosos, e nós estamos em um estado laico”, alfineta Daniella Veyga.

Noelisa Andreola

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.