Foto Tchélo Figueiredo/ Secom
A 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, evento que antecede a 13ª Parada da Diversidade Sexual, será realizada nesta sexta-feira (28), na Casa dos Conselhos. Ativistas do movimento LGBT de Cuiabá foram recebidos no gabinete do prefeito Mauro Mendes (PSD) na tarde desta quarta-feira (29) para a assinatura do decreto acerca da convocação do evento.
“É uma conferência onde nós vamos discutir segurança, saúde, educação, cultura, lazer. Ou seja, propostas de políticas públicas para serem implementadas no município, para posteriormente serem encaminhadas para conferência estadual e depois a nacional”, explica o secretário de comunicação da ONG Livre Mentes, Clovis Arantes.
Durante a audiência, o prefeito ainda reafirmou o compromisso do município com a realização de políticas públicas que atendam a população LGBT. Além disso, os foi exposta a reivindicação dos ativistas para que a lei que pune qualquer prática de homofobia em estabelecimentos fosse aprovada.
“Eles podem contar com nosso apoio, pois como todos os cidadãos, merecem ser tratados com respeito independentemente da crença, condição ou orientação sexual. Estas iniciativas servem para reequilibrar a desigualdade que a sociedade construiu em relação à causa”, afirmou o prefeito.
O decreto será publicado no Diário Oficial de Contas e a Conferência permitirá uma discussão de propostas de políticas voltadas às questões de segurança, educação, cultura e lazer. “Quando elaboramos o cartaz para divulgação, tivemos a preocupação de retratar a diversidade de forma que evite provocações ou atritos. Cuiabá está entre as cidades que mais viola os direitos LGBT e, a partir da conferência, pretendemos mudar esta triste realidade”, frisou Clóvis.
Para a coordenadora da Parada e diretora da LGBT da Une, Daniella Veyga, o evento vive um momento de ascensão. “É uma das primeiras vezes em que o prefeito de Cuiabá nos recebe em seu gabinete. E é de grande importância que a prefeitura nos escute, não somente as secretarias. Nós temos que cobrar ações da prefeitura que sejam voltadas para a população LGBT”, friza Daniella.
O presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, Valdomiro Arruda, a prefeitura tem dado todo o respaldo desde a criação do conselho a assistência no programa de combate a DST/AIDS, conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde.
“Podemos afirmar que a causa foi abraçada por esta gestão e temos contado com a participação de todas as secretarias quando precisamos. Só tenho a agradecer”, disse Valdomiro Arruda.
CONFERÊNCIA
A 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais será realizada nesta sexta-feira (28), das 8h às 18h.
“Todas as iniciativas do Conselho contam com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Certamente teremos muitas contribuições da população com propostas e sugestões e estamos prontos para o diálogo e assim melhorar a prestação de serviços”, finalizou o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior.
PARADA DA DIVERSIDADE SEXUAL
A 13ª Parada da Diversidade de Cuiabá será realizada na sexta-feira, 04 de setembro. O tema deste ano será “Ame. Viva. Tenha orgulho”. Conforme a organização, a expectativa de público é de aproximadamente seis mil pessoas.
A concentração será às 14h, na Praça Ipiranga, região central de Capital. Em seguida, o grupo segue em passeata pelas ruas da cidade com o encerramento na Câmara Municipal de Cuiabá.
“Nós presenciamos a Câmara dos Vereadores votando contra a Ideologia de Gênero, que estava no Plano Municipal de Educação. Então, nós decidimos cobrar, dizer que existimos e que temos força política. A câmara está cheia de fundamentalistas religiosos, e nós estamos em um estado laico”, alfineta Daniella Veyga.
(Com assessoria)