Opinião

BARREIRAS SOLARES

As altas taxas de energia e o clima cada vez mais quente em nossa cidade nos faz buscar soluções que não atinjam nossos bolsos. 

Uma das dicas para amenizar esta onda efervescente é ter ambientes com grandes vãos de aberturas como janelas e portas.   O pé-direito mais alto ajuda para a melhor circulação e ventilação do ar.

A cor aplicada na fachada tem grande influência na redução da temperatura. Cores claras têm maior repelência dos raios solares aliviando o calor nos ambientes internos.

Existem no mercado de materiais de acabamentos várias opções para dar maior conforto, amenizar e reduzir a insolação em paredes tanto internas como externas. Produtos testados com grande tecnologia e super-resistentes a qualquer tipo de temperatura.

Os toldos são elementos que vêm de muitas décadas e combatem o bloqueio solar dando um sombreamento em varandas e fachadas.

Outro material muito utilizado nos grandes arranha-céus (edifícios comerciais) é o vidro com alta tecnologia para suportar o aquecimento externo sem transmiti-lo ao interior. São vidros laminados com películas internas entre duas faces de vidros.  Com muitas opções de cores, eles dão aos edifícios conforto térmico com muita sofisticação e ousadia arquitetônica.

São muitas as opções para combater o calor, principalmente em nossa região. São pequenas mudanças para ajudar a amenizar a sensação de calor e a otimização da energia elétrica, que a cada dia sai do nosso controle no custo do orçamento familiar. Vamos nos prevenir e economizar.

Algumas soluções como essas fazem com que comecemos a ter mais consciência do uso da energia elétrica, um dos grandes vilões da nossa economia.

Previna-se

Edmilson Eid

About Author

Edimilson é arquiteto, festeiro oficial da Praça Popular e escreve semanalmente a coluna Tendências no Circuito Mato Grosso.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do