Política

Aécio Neves confirma filiação de Pedro Taques ao PSDB

Foto: Ahmad Jarrah / Circuito MT

A filiação do governador Pedro Taques ao PSDB foi anunciada na tarde desta terça-feira (18), pelo presidente nacional da sigla, senador Aécio Neves. A confirmação foi dada em coletiva a imprensa, realizada em Brasília (DF). O chefe do Executivo estadual ainda não se pronunciou sobre o fato, porém o Gabinete de Comunicação do governo confirmou sua ida para a sigla tucana. O partido prepara para o próximo dia 29 um grande ato em Cuiabá, onde líderes nacionais devem estar presentes para a filiação do ex-pedetista.

“Hoje, conversava agora a pouco com ele [Taques], que me autorizou a anunciar que o PSDB recebe um reforço de altíssima qualidade”, declarou o senador.

Ao anunciar a nova conquista do partido, Aécio destacou a atuação de Taques nos quatro anos em que esteve no Senado Federal.

“O PSDB vive hoje um momento de enorme alegria, por que depois de inúmeras conversas e de convites expressos por mim, e pelo presidente Fernando Henrique, pelos lideres que aqui estão. Quero anunciar a vocês a filiação ao PSDB do governador do Mato Grosso, Pedro Taques. Um dos mais extraordinários quadros da nova geração de homens públicos brasileiros. Taques em muito pouco tempo, aqui no Senado mostrou não apenas a sua qualidade intelectual, sua retidão moral, mas extraordinária coragem para defender as suas posições, inclusive muitas vezes em dissonância com aquilo que orientava a liderança do seu partido”, declarou o líder tucano.

A proximidade entre Taques e o PSDB também foi ressaltada pelo líder da oposição no Congresso Nacional. Aécio relembrou a atuação do governador nas eleições do segundo turno para a Presidência da República.

“Pedro foi durante todos os dias de seu mandato, absolutamente fiel a suas convicções. Isso o aproximou do PSDB local, onde ele teve uma extraordinária votação nas últimas eleições. Nos apoiou na campanha eleitoral, que já trouxe uma identidade programática, em ponto de vista da gestão pública eficiente, dos avanços sociais que precisam vir”, complementou.

Aécio e outros líderes nacionais do partido devem vir para Cuiabá no próximo dia 29, quando Taques assina o termo de filiação ao PSDB.

“Estaremos todos nós tucanos em revoada no próximo dia 29 pela manhã, para fazermos lá o ato de filiação. Agradeço de público ao governador, em uma hora difícil da vida nacional pela confiança que demonstra ter na condução que o PSDB vem dando a politica brasileira, nas ações da oposição”, completou o presidente do partido.

Saída do PDT    

Taques saiu do PDT no sábado (08), após protocolar carta de desfiliação no diretório municipal da legenda. Em seus momentos na sigla pedetista, o governador teve diversas divergências com o diretório nacional e estadual do partido. 

O gestor sempre criticou o apoio do PDT ao governo de Dilma e neste ano enfrentou grandes desavenças com o diretório estadual da legenda, presidido pelo deputado estadual Zeca Viana.

Na Assembleia Legislativa, Viana adotou o posto de principal opositor ao Governo do Estado. Implacável, dificultou a articulação da base governista no parlamento e nunca poupou críticas à postura de Taques como chefe do Executivo.

A relação extremamente conturbada entre os dois teve início nas articulações para eleição da Mesa Diretora da AL, em janeiro deste ano. Zeca Viana se sentiu preterido e não concordou com o apoio incondicional do governador à candidatura de Guilherme Maluf (PSDB), que acabou sendo eleito.

Anúncio no Facebook

O presidente estadual do PSDB, deputado federal Nilson Leitão, chegou a adiantar em publicação na sua página oficial no Facebook o anúncio do senador Aécio Neves.

 

Taques repete Dante ao deixar PDT enquanto governador de MT

Após sair do PDT, para onde vai Pedro Taques?

Taques teria se decidido pelo PSDB em troca de vice-presidência do partido

Atualizada às 16h15min

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões