Cuiabá está tomada por uma nuvem de fumaça. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, está ocorrendo um incêndio fora de controle no km 4 da estrada de Manso, desde o final da tarde de segunda-feira (15).
Duas equipes já se descolocaram da Capital até a região para que o fogo seja contido. Já foram queimados mais de 10 quilômetros, porém o Comandante Barros diz que não há riscos dele se aproximar ‘’ Já enviamos os nossos bombeiros para o local, já que em Chapada dos Guimarães não tem. Mas não tem perigo do incêndio chegar a Cuiabá, apenas a fumaça por causa do vento’’, explicou.
Em Mato Grosso, o período proibitivo para as queimadas teve início no dia 15 de julho e segue até o dia 15 de setembro, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, podendo ser prorrogado em razão das condições climáticas.
Nas áreas rurais, utilizar fogo para limpeza e manejo nas áreas é crime passível de 6 a 4 anos de prisão, com autuações que podem variar entre R$ 7,5 mil ou R$ 1 mil (pastagem e agricultura) por hectare. Nas áreas urbanas o uso do fogo para limpeza do quintal é crime o ano inteiro.
As denúncias podem ser feitas na ouvidoria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema): 0800 65 3838, no 193 do Corpo de Bombeiros ou diretamente nas secretarias municipais de Meio Ambiente.
Temperatura
O aumento de focos de incêndios contribui para queda da umidade relativa do ar causando dificuldade respiratória, rinites e outras complicações alérgicas, desidratação e aumento de infecções que são potencializadas nesse período ano.
Hoje em Cuiabá, conforme a previsão do 9° Distrito de Meteorologia de Mato Grosso à temperatura máxima é de 37° graus e mínima de 22° graus, e a umidade relativa varia de 60% – aceitável – podendo chegar a 25 % durante o decorrer do dia.
No Estado, a média está em 18%. O menor índice é o registrado em Cuiabá e Várzea Grande, que já chegou a 14%. Conforme classificação, entre 21% a 30%, o estado é de atenção; de 12% a 20% de alerta e abaixo dos 12% de emergência.