Pesar a bagagem já é um momento tenso para muitos viajantes preocupados com excessos. Imagine o desconforto de ter de subir na balança. Pois é isso o que os passageiros da Uzbekistan Airways terão de fazer. A companhia aérea anunciou que vai colocar os passageiros na balança para determinar o peso da pessoa adicionado ao da bagagem de mão.
Em sua página na internet, a empresa informa que um equipamento de pesagem estará localizado na área de embarque. E ressalta que o registro do peso vai conter apenas a categoria correspondente (isto é, homem, mulher ou criança) e promete “confidencialidade total” dos dados coletados. A companhia pede ainda a colaboração dos passageiros para realização do procedimento.
A empresa uzbeque cita o fator segurança para justificar a medida, mas não explica o que acontecerá com quem estiver acima das especificações. “De acordo com regras da Associação Internacional de Transporte Aéreo, as companhias aéreas são obrigadas a realizar procedimentos regulares antes do voo para determinar o peso dos passageiros com bagagem de mão atendendo a exigências para assegurar a segurança no voo”, afirma.
No entanto, um porta-voz da Iata disse à rede americana CNN que desconhece essa regulamentação. “Não temos conhecimento de uma regra Iata relacionada ao peso dos passageiros e de sua bagagem antes do embarque”, explicou o gerente de comunicação Chris Goater. “Todas as aéreas têm políticas em vigor para cálculos de carga e peso do avião. Essas políticas estão sujeitas a regras do regulador nacional de aviação de seus países”.
Em 2012, a companhia aérea Samoa Air adotou um sistema de pagamento por peso – seja o da pessoa, o da bagagem ou o do frete. Em entrevista à rede americana em 2013, o executivo-chefe da empresa, Chris Langton, observou: “O que faz um avião funcionar é o peso. Nós não estamos vendendo assentos, estamos vendendo peso”.
Fonte: UOL