Um homem ficou gravemente ferido após atirar contra policiais durante um protesto em Ferguson, no Missouri, na madrugada desta segunda-feira (10), de acordo com o chefe da polícia de St. Louis. O caso aconteceu durante os atos que marcam o aniversário da morte do adolescente negro desarmado Michael Brown por um policial branco em agosto de 2014.
O suspeito se aproximou dos agentes, que estavam em uma caminhonete, e começou a atirar. Os policiais reagiram e dispararam.
Depois, os policiais seguiram a pé o suspeito, que voltou a atirar e acabou sendo atingido. Ferido estava em estado crítico, segundo a Associated Press. Um homem disse ao jornal St. Louis Post-Dispatch que o ferido era o seu filho, Tyrone Harris Jr., de 18 anos.
Nenhum dos agentes ficou ferido com gravidade. Os quatro policiais envolvidos na ocorrência estão afastados para cumprir um procedimento padrão da polícia em casos de confronto.
O assassinato de Brown no dia 9 de agosto de 2014 desencadeou uma série de protestos em todo o país contra o tratamento da polícia às minorias. Vários outros negros desarmados morreram desde então, em cidades como Nova York, Cincinnati, Baltimore e Arligton, no Texas.
O incidente aconteceu logo depois de disparos terem sido ouvidos enquanto 300 pessoas caminhavam na avenida West Florissant rumo à igreja nos arredores de Ferguson na noite de domingo. Com medo, jornalistas e manifestantes correram na tentativa de se proteger dos disparos.
O chefe de polícia do Condado de St. Louis Jon Belmar disse estar irritado com o fato dos tiros terem frustrado os eventos deste fim de semana, que até então transcorriam sem maiores incidentes e prisões.
Fonte: G1