Foto Ahmad Jarrah
Pelo menos doze delegacias da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso recebem obras de revitalização, ampliação e manutenção em 2015. Uma parte já foi concluída e outras estão em andamento ou devem iniciar nos próximos meses.
A primeira unidade da PJC a passar por reforma foi a Central de Ocorrências, localizada no centro de Cuiabá. Outra que está revitalizada é a Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), agora instalada no bairro Jardim das Américas, na Capital, em um prédio com melhor infraestrutura, o qual também recebeu pintura e adequações para o trabalho policial.
Na quinta-feira (06.08) foi a vez da Delegacia de Querência (a 945 km da Capital) ser reinaugurada. O prédio está com novo visual, dentro da padronização de cores e identidade da Polícia Judiciária Civil. Além de totalmente reformada, a unidade ampliou sua estrutura em 80 m², contando com mais dois cartórios, sala de reunião, novo gabinete do delegado, recepção maior com dois banheiros destinados ao público.
A unidade de polícia também está com móveis e equipamentos novos, das aquisições feitas pela Diretoria da Polícia Civil. "Pela primeira vez senti orgulho. Orgulho em ver a satisfação dos servidores que estão há muito tempo na penúria. Um olhar de puro orgulho e resgate da dignidade. Espero que possamos ajudar a engrandecer com muito trabalho essa instituição secular".
Para algumas unidades o início das obras está previsto para agosto e setembro. Conforme o delegado geral, Adriano Peralta Moraes, as medidas de modernização adotadas pela Diretoria da Polícia Civil para equipar, padronizar e melhorar a estrutura policial buscam dotar as unidades de meios adequados para o desempenho do trabalho cartorário de polícia judiciária, administrativo e operacional e, assim, dar respostas efetivas ao cidadão.
"Queremos dar condições dignas de trabalho para os policiais que estão na ponta, dotando as unidades de uma ambiente acolhedor, para um atendimento humanizado, e de equipamentos imprescindíveis à prestação do serviço policial", completou a diretora de Execução Estratégica, Maria Alice Barros Martins Amorim.
Entre as unidades que serão reformadas estão: Delegacias do Carumbé, onde está instalada a 2ª Delegacia de Polícia e o Plantão de Cuiabá; 1ª Delegacia de Polícia e Plantão de Várzea Grande; Delegacia de Roubos e Furtos e 1ª Delegacia de Polícia, do município de Sinop; Delegacias de Canarana, Querência e Nova Canaã do Norte; e as Delegacias de Defesa da Mulher de Cuiabá e Várzea Grande. (Com assessoria)