Com o tema “Viva. Ame. Tenha orgulho”, a 13ª Parada da Diversidade de Cuiabá, iniciou sua programação com o evento no Museu Histórico de Mato Grosso, nesta quinta-feira (6), às 19h. O maior evento relacionado ao público LGBT, terá programação durante todo mês de agosto. No dia 4 de setembro será realizada, enfim, a “Parada do Orgulho LGBT" com a ocupação das ruas do Centro de Cuiabá por toda comunidade.
Quatro mil pessoas devem ir às ruas em prol da luta contra a homofobia e preconceitos de toda a classe LGBT. “A Parada não é somente para a população LGBT, mas para todos que lutam a favor da vida, a favor do amor e às pessoas que tem orgulho de não descriminar e de ser o que são na sua essência”, pontua o mestre em educação e militante LGBT, Clóvis Arantes.
A parada inclui não só o ato público, onde a população toma parte das ruas do Centro da cidade. O evento engloba atividades culturais, rodas de conversas com a população LGBT dos bairros Pedra 90 e CPA, e no Centro de Referência, e ainda terá a Conferência Municipal LGBT no dia 28 de Agosto.
Para dar início a programação, o Seminário da 13º Parada da Diversidade de Cuiabá, na sexta-feira (7), às 19h, no Centro Cultural da UFMT, trará quatro mesas com presenças importantes representantes do movimento nacional. Entre eles, a professora e pesquisadora sobre gênero e sexualidade da UFT, Bruna Irineu; o presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Carlos Magno e a presidente da Associação de Travestis e Transexuais (Antra), Cris Stefanny.
“Nós estaremos discutindo, junto a população, questões ligadas a educação, a segurança, a criminalização da homofobia”, explica Arantes.
Segundo representante da comissão organizadora do Evento, Gabriel Figueiredo, Mato Grosso é o estado mais homofóbico do país, e que eventos como o da parada da diversidade sexual são de suma importância para dar visibilidade a comunidade LGBT. “A população LGBT vai às ruas para mostrar: eu existo e preciso dos meus direitos”, dispara.
SERVIÇO
Seminário "Resignificando o Saber e Praticas LGBT's"
Sexta-feira (6.08), às 8h até às 18h30
Centro Cultural da UFMT
Programação
MESA 1- As questões de gênero na formação Humana (8h às 10h)
Mesa 2 – Criminalização da homofobia/lesbo e transfobica – Marcos legais para romper com o discurso imoral (10h30 às 12h30)
MESA 3- Violência contra travestis – Promoção e proteção (14h às 18h30)
MESA 4 – Políticas públicas de Saúde – Novas tecnologias de prevenção (16h30 às 18h30)
13º Parada da Diversidade de Cuiabá
Dia 04 de Setembro (sexta-feira), às 14h
Na Praça Ipiranga, Centro, Cuiabá – MT