Opinião

LOS ANGELES

A ampla planície semiárida no sul da Califórnia não era exatamente a terra dos sonhos quando um grupo de espanhóis e índios fundou o povoado de Nuestra Señora la Reina de Los Angeles, em 1781. No século 20, porém, a cidade dos anjos tornou-se o destino de aspirantes a astros. Começava a era do cinema. Foi uma época em que bairros e subúrbios da cidade — Hollywood, Malibu, Santa Monica – entraram no imaginário popular. Muitos dos estúdios se foram, mas a Los Angeles de hoje não dá mostras de que perdeu o fôlego. Os 15 milhões de habitantes de sua área metropolitana vivem em distritos extremamente diversos. A Downtown é profundamente mexicana, bairros periféricos podem ser tão opulentos quanto perigosos, o litoral é repleto de mansões espetaculares e gente bonita, assim como suas colinas verdejantes são um verdadeiro desfile de carros de luxo. Em comum a todos eles, a ilusão do luxo, da imagem e da fama. Beverly Hills é "o" local para gastar dinheiro tal a quantidade de lojas de grife, hotéis de alto padrão e restaurantes repletos de beldades e barões do entretenimento. A sinuosa Sunset Boulevard – que liga a UCLA a Santa Monica – é uma romântica mistura de neons, curvas e belo cenário. As praias de Venice, Huntington, Zuma e Malibu têm cada qual a sua tribo, que vão das celebridades e suas casas espetaculares a surfistas descolados e patinadores sarados. Em Anaheim está a principal atração turística da região, a Disneylândia, de espírito ainda muito jovem apesar de ter sido fundada em 1955.

Hollywood, sinônimo da indústria do cinema, pode decepcionar àqueles que esperam esbarrar em um George Clooney ou Julia Roberts a cada esquina. A maioria dos estúdios dispersou seus sets para outras áreas, como Valley e Burbank, e muitas produções são filmadas em outros países. Todavia, estão lá o famoso letreiro, o Teatro Chinês e a Calçada da Fama. 

Mas nem só de cinema vive Los Angeles. Loucos por esportes vão ter uma agenda diversificada com os jogos das ligas profissionais de beisebol, basquete e hóquei no gelo com equipes como os Anaheim Angels e Los Angeles Dodgers (MLB – Major League Baseball), Los Angeles Lakers e Clipper (NBA – National Basketball Association) e Los Angeles Kings e Anaheim Ducks (NHL – National Hockey League). A área metropolitana dispõe de todo tipo de alternativas para quem quer botar o corpo em movimento. Golfe, trekking, mergulho, surfe, skate, mountain bike, esqui e escalada esportiva são alguns dos esportes praticados no mais alto nível, seja profissional ou amador. Los Angeles é a capital americana do soccer, o nosso futebol, por conta da forte comunidade latina. A cidade é tão ampla e espalhada que é praticamente impossível circular por ela sem um carro e um bom GPS. Na hora de comer, você encontrará um pouco de tudo. O mais óbvio é a cozinha mexicana, mas há muitos e bons restaurantes de outras etnias, como chineses, japoneses, gregos e italianos.

Laura Santiago

About Author

Laura Santiago é diretora da Yes! Cuiabá, apaixonada pelo Mickey Mouse e semanalmente escreve a coluna Think and Talk no Circuito Mato Grosso.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do