Opinião

LITERATURA E MÚSICA: LA TRAVIATA

Música clássica em cena é uma coleção de livros publicados pela FTD que apresenta histórias de importantes libretos recontados especialmente para o público infantojuvenil. Faz parte da coleção os seguintes livros: O lago dos cisnes, de Pyor Ilych Tchaikovsky; Aída, de Giuseppe Verdi; A flauta mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart; La traviata, de Giuseppe Verdi e Turandot, de Giacomo Puccini. 

Cada livro acompanha um CD com algumas faixas de cada espetáculo. Recomendada para crianças a partir do ensino fundamental, a coleção também agrada jovens e adultos de todas as idades. Com encadernação capa dura, ilustrações primorosas, textos traduzidos pela premiada escritora Heloisa Prieto e CDs com faixas das famosas óperas e ballet, os livros receberam o Selo Altamente Recomendável da FNLIJ 2013 na categoria Tradução/Adaptação para Criança.

La Traviata narra a história de uma mulher que muda de vida por amor. Violeta vivia em Paris e levava uma vida extravagante, com muitas festas, e sempre rodeada de amigos. A jovem dama, cada vez mais conhecida por sua espetacular beleza, se sentia feliz porque se via o tempo todo cercada de admiradores. Um dia, Alfredo, um jovem tímido e ingênuo, se apaixona por Violeta. Os dois decidem deixar a cidade e morar no campo para viver este amor, mas a família do rapaz não aprova o relacionamento e Violeta é acometida por uma grave doença. 

O livro La Traviata é recomendado pela editora para trabalhar com alunos do ensino fundamental, a partir do 4º ano, de temas como amizade, amor, aventura, família, fantasia, perseverança, solidariedade, ética e pluralidade cultural.

Ao final de cada história, a edição apresenta informações históricas sobre os compositores e suas obras, além de um resumo por árias. E assim, o leitor aprende também que uma ópera ou cantata é formada por árias, nome dado às composições musicais escritas para um cantor solista que compõe uma obra maior.

(Assessoria)

Rosemar Coenga

About Author

Rosemar Coenga é doutor em Teoria da Literatura, apaixonado pela literatura de Monteiro Lobato e semanalmente escreve a coluna Ala Jovem no Circuito Mato Grosso.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do