Cidades

Governo prepara estudo geológico do “Portão do Inferno”

Fotos Ahmad Jarrah

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a Associação Pró-desenvolvimento de Chapada dos Guimarães (Aprodec) assinaram nesta terça-feira (04) um Termo de Compromisso que visa a elaboração do estudo de risco geológico do Portão do Inferno, na MT-251, em Chapada dos Guimarães.

O termo foi assinado pelo secretário da Sedec, Seneri Paludo e o presidente da Aprodec, Cacildo Garcia Macedo. O laudo e o projeto arquitetônico serão cedidos pela empresa privada para o Governo de Mato Grosso, e deverá ser entregue até dia 30 de agosto.

“A Associação, por meio de doações, está executando estudos geológicos topográficos sobre o Portão do Inferno. Como o local está judicializado, para que seja liberado é necessário a entrega desse estudo”, explica o presidente da Aprodec, e ainda afirma que o processo já está em andamento.

O estudo tem como objetivo identificar e caracterizar as áreas de risco de queda de blocos e processos erosivos na borda dos paredões (escarpas) e ao longo das trilhas; indicar e caracterizar locais favoráveis à implantação de estacionamento, restaurante, trilhas e belvederes e também apresentar um layout com indicativos das áreas de risco para esses locais.

O acordo também prevê o estabelecimento de diretrizes básicas voltadas ao projeto arquitetônico, incluindo medidas de controle dos processos de risco geológico e a concepção das obras a serem implantadas ao longo das trilhas e belvederes.

“Nós vamos desenvolver o projeto do restaurante, e depois, iremos licitar para o empreendedor privado construir o restaurante e ter a concessão do restaurante. Para que o ônus da construção não fique para o estado de Mato Grosso”, explicou o secretário Adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro.

O Parque Geológico de Chapada dos Guimarães recebeu no ano passado 135mil visitantes, fazendo dele o quinto parque ecológico mais visitado do país. “O parque é uma região geológica muito sensível, e esta avaliação de risco nos dará segurança para podermos verificar quais estruturas podemos receber, quais são adequada… Para dar segurança ao visitante e a quem trafega pela MT 251”, aponta o coordenador regional do ICMBio, Fernando Francisco Xavier.

Histórico

Este levantamento irá embasar projetos de infraestrutura turística para a reabertura do local que foi fechado em 2011 pelo juiz da Segunda Vara Cível e Criminal da Comarca de Chapada dos Guimarães, Eduardo Calmon de Almeida Cézar.

À época o magistrado deu a sentença baseado em laudo elaborado por geólogos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que demonstrou que o local apresentava alto risco de desabamento.

O Portão do Inferno é um mirante em uma curva perigosa à beira da rodovia MT-251, com paredões que chegam a 150 metros de altura.

A reabertura do Portão do Inferno faz parte do projeto do Governo do Estado em viabilizar a implantação de um corredor do Ecoturismo no Estado tendo como eixo principal Pantanal, Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Nobres, a fim de promover o desenvolvimento econômico.

Cintia Borges

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.