O filho de um idoso, vítima de maus tratos foi preso pela Polícia Judiciária Civil, na quinta-feira (30), no município de Nova Canaã do Norte (699 km ao Norte). O acusado, Dirceu Geronimo da Silva, 55, foi autuado pelos crimes previstos nos artigos 98 e 99, do Estatuto do Idoso.
Conforme a Polícia Civil, Dirceu Geronimo tem a tutela do idoso e foi denunciado por maus tratos ao pai de 87 anos. Na casa, os policiais constataram que o idoso estava vivendo em péssimas condições saúde e higiene, necessitando de cuidados especiais, em situação de abandono por parte do filho.
Dirceu foi conduzido à Delegacia de Polícia e autuado em flagrante pelos crimes do Estatuto do Idoso, artigo 98 – "abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado". Pena de detenção de 6 meses a 3 anos e multa.
O suspeito também responderá pelo artigo 99 – "expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado". Pena de detenção de 2 meses a 1 ano e multa.
Dirceu Gerônimo da Silva pagou fiança e foi posto em liberdade.
Com assessoria