O Museu da Caixa D’água Velha foi alvo de vândalos na madrugada desta sexta-feira (31) e ficou fechado durante o fim de semana para limpeza e reparo dos danos.
Os vândalos destruíram as portas dos banheiros e as caixas de ar-condicionado, além de terem feito necessidades fisiológicas e espalhado sujeira em torno do museu.
De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado, não há como atender o turista, visto que os banheiros e o ar condicionado foram danificados.
Além disso, o ambiente fechado e sem ventilação é inapropriado para a permanência dos funcionários. “É importante as pessoas se conscientizarem de que este local é público e deve ser preservado. É nosso patrimônio e todos perdem com ações desse tipo”, disse.
Um boletim de ocorrência foi registrado citando casos de vandalismo, depredação, e apontando o local como ponto de usuários de drogas e de prostituição. O caso foi encaminhado à 2ª Delegacia de Polícia de Cuiabá.
Esta não é primeira vez que o local é alvo de vândalos. Nesta semana, a secretaria trocou todas as lâmpadas do entorno do museu, que haviam sido quebradas em uma ação dos vândalos, e já solicitou uma maior atuação ostensiva da polícia no local, especialmente durante a madrugada.
“Infelizmente, essas situações são recorrentes. Nós acionamos a polícia que cuida do local, mas na madrugada é que os vândalos agem. Esperamos que o problema seja solucionado”, pontuou o secretário.
Atualmente, o Museu da Caixa D’água Velha sedia a exposição fixa sobre a origem do museu – que antes era usado como reservatório para abastecer a população local – e recebe a visita de aproximadamente 100 pessoas por dia, sendo considerado um dos museus municipais mais visitados de Cuiabá.
O local funciona todos os dias, das 9h às 17h e a entrada é gratuita.
(Assessoria)