Cada vez mais o conceito de integração no mundo globalizado aumenta num ritmo frenético em todos os setores comerciais. A venda de produtos e serviços num só espaço vem atraindo grande público consumidor devido às facilidades e opções que o local oferece.
O Eataly chega ao Brasil, implantado na cidade de São Paulo num dos lugares mais badalados da cidade. Tem quinze lojas na Itália, nove no Japão e unidades em Nova York, Chicago, Istambul e Dubai. A ideia por trás é muito simples: reunir todos os alimentos italianos de qualidade sob o mesmo teto, um lugar onde você pode comer, comprar e aprender.
A solução arquitetônica é de um galpão com estrutura e infraestrutura expostas com o dimensionamento de diferentes escalas. Mesmo em escala grande, conseguem ter uma série de ambientes e atmosferas menores, criando espaço intimista, organizado por temas e usos distintos.
Os ambientes em geral têm em comum o uso de produtos e materiais tendenciados no estilo retrô, como azulejos clássicos e bisotados, piso em cimento queimado terracota, estantes em madeira ou brancas, fixação da estrutura metálica com placas e parafusos.
O pé-direito do galpão facilitou por ter solução natural de iluminação. Dentro de um espaço onde existem três tipos diferentes de altura, o uso dos sistemas de iluminação foi projetado especificamente para cada ambiente e altura.
O Eataly consegue inserir tantos usos e pessoas por meio de uma série de espaços mais reservados, com características diferenciadas dentro de um só espírito: a gastronomia.
Exemplos como esses fazem os novos projetos de arquitetura pensar em espaços como o Eataly com opções de ter num só lugar espaços com a mesma finalidade de vendas e aprendizado.
Novos conceitos, novas ideias.