Cidades

Desemprego em SP sobe pelo quinto mês seguido, aponta Dieese

O desemprego voltou a subir em junho na região metropolitana de São Paulo. A taxa passou de 12,9% em maio para 13,2% no mês passado, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), na quinta alta mensal seguida. Em junho de 2014, a taxa de desemprego havia sido de 11,3%.

Em junho, o número de desempregados foi estimado em 1,467 milhão de pessoas, 32 mil a mais do que no mês anterior (1,435 milhão). De acordo com o Dieese, o resultado decorre da redução do nível de ocupação (eliminação de 42 mil postos de trabalho, ou -0,4%) e da relativa estabilidade da População Economicamente Ativa (saída de 10 mil pessoas na força de trabalho da região, ou -0,1%). A taxa de participação manteve-se relativamente estável, ao passar de 63% para 62,9% no período em análise.

Nível de ocupação
Em junho, o nível de ocupação diminuiu 0,4%, e o contingente de ocupados foi estimado em 9.644 mil pessoas. Esse resultado decorreu das reduções nas contratações no setor de serviços (-1,1%, ou eliminação de 63 mil postos de trabalho) e, em menor proporção, na indústria de transformação (-0,5%, ou -7 mil) e na construção (-0,4%, ou -3 mil).

Esses setores não foram compensados pelo aumento nas contratações no comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (2,5%, ou geração de 41 mil postos de trabalho).

Assalariados
Segundo o levantamento, houve diminuição de 0,9% no número de assalariados em junho em relação a maio. No setor privado, houve queda entre os sem carteira de trabalho assinada de 6,7%, enquanto os com carteira tiveram alta de 0,3%. Houve alta no contingente de autônomos, de 0,2%, e queda no de empregados domésticos (-2,1%).

Rendimento
O estudo mostrou também que houve ligeiro aumento, na passagem de abril para maio, nos rendimentos médios reais dos ocupados, de 0,7%, e dos assalariados, de 0,2%, que passaram a equivaler, respectivamente, a R$ 1.941 e R$ 1.945.

Por sexo e idade
Na distribuição dos desempregados por sexo, em maio, a porcentagem era de 48,2% entre os homens e 51,8% entre as mulheres. Em junho, era de 50,1% e 49,9%, respectivamente – aumento entre os homens e diminuição entre as mulheres.

Em relação à idade, na distribuição entre as faixas etárias, os desempregados com idades entre 16 e 24 anos e entre 25 e 39 anos eram na proporção de 43,1% e 34% em maio, e de  42,1% e 34,4% em junho, respectivamente.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.