Foto: Divulgação
Em tempos de conscientização contra qualquer tipo de preconceito, ainda nos deparamos com péssimos exemplos, que através da internet disseminam o ódio e a violência contra mulheres, negros e homossexuais, e qualquer outro grupo ‘taxado’ como minoria em nossa sociedade. Exemplo disso são as publicações do blogueiro Robson Otto Aguiar, que ensina em sua página o ‘passo a passo’ para estuprar uma mulher. Segundo apurado pelo Circuito Mato Grosso, o blogueiro é morador do bairro Nova Esperança, em Várzea Grande.
Conforme matéria publicada no portal de notícias “R7” (leia aqui), Robson Otto Aguiar, sem limites e pudores, desafia as autoridades a cada publicação em que faz apologia à pedofilia, ao estupro de lésbicas e à violência a judeus. Na página, ele diz se considerar um injustiçado por ser vítima de racismo e discriminado por ser gordo. O seguidor da "filosofia do estupro" se diz pardo, porém "branco de coração".
Na última publicação do blog, o blogueiro supostamente divulgou todos os seus dados pessoais, desafiando a polícia e deixando um recado: "Não adianta me encherem o saco, que eu não vou parar. Não vou parar".
A apologia ao estupro de mulheres lésbicas é considerada por ele um "esporte saudável", porque tira a mulher do "mau caminho" e as chama de "meninas mimadas que gostam de seguir a moda".
É possível encontrar, na página, o passo a passo temático de tipos de estupro: "Como estuprar mulheres em festas e baladas", "Como estuprar uma mulher na escola" e "Como estuprar mulheres em universidades"
Em um dos seus blog’s, que leva o seu nome como título, além das postagens de ataques, há descrições que chamam a atenção. Sobre a possibilidade de comentários de leitores, Robson deixa claro o seu posicionamento sobre determinados assuntos ao declarar: “não quero saber do seu comunismo, socialismo, feminismo, LGBT, neo-ateísmo, afro-comunismo, etc.Puxa-sacos de Karl Marx, Che Guevara, Mao e Fidel Castro podem sumir daqui e nunca mais voltar”.
A Polícia Civil do Estado afirma que páginas como as dele são monitoradas e que não irá se pronunciar para não atrapalhar as investigações. Por meio de nota, a Polícia Federal, afirmou que "ao tomar conhecimento dos conteúdos divulgados por 'Robson Otto Aguiar' na rede mundial de computadores, encaminhou informação policial ao Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos/PF/MT para investigação dos crimes relacionados à pedofilia, considerando que compete à Polícia Federal reprimir os crimes previstos em tratados internacionais dos quais o Brasil faça parte, como é o caso da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Crianças, recepcionada pelo Decreto nº 99.710/90".
Ataques virtuais
Após a publicação da matéria no “R7”, a deputada estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Janaina Riva (PSD), emitiu nota de repudio contra o blogueiro. Ela afirmou já ter sido vítima de ataques do internauta, que possui perfis em redes sociais, como Facebook e Youtube.
“Eu mesma fui virulentamente atacada por meio de um vídeo publicado no sítio "youtube.com", no qual Robson "Otto" Aguiar ataca multiplamente a minha imagem, de forma covarde, odiosa e contundentemente ilegal”, afirma a deputada por meio de nota a imprensa.
O vídeo citado por Janaina foi publicado no dia 9 de março deste ano (veja aqui). Enquanto lê uma reportagem de Janaina, publicada em um site de noticias local, o blogueiro solta uma série de xingamentos contra a parlamentar.
Em certo momento do vídeo de nove minutos, Robson chama Janaina de “filinha mimadinha” e feminista. Até mesmo a ex-deputada estadual Teté Bezerra (PMDB) é xingada.
A deputada garantiu que irá denunciar o blogueiro aos órgão policiais, além de tomar “enérgicas providências” como membro da Comissão de Direitos Humanos.
Confira a nota de repudio da deputada Janaina Riva:
“NOTA À IMPRESA
A propósito da notícia veiculada pelo portal R7, a qual expõe visceralmente o discurso de ódio do blogueiro Robson "Otto" Aguiar, a Deputada JANAÍNA RIVA vem a público se manifestar nos seguintes termos:
1. O citado "blogueiro" não é novidadeiro na prática de atos nefastos desta natureza. Eu mesma fui virulentamente atacada por meio de um vídeo publicado no sítio "youtube.com", no qual Robson "Otto" Aguiar ataca multiplamente a minha imagem, de forma covarde, odiosa e contundentemente ilegal.
2. Para piorar, o portal R7 torna público o inconcebível e inacreditável vídeo que exala apologia a crimes contra a liberdade sexual, a menoridade feminina e de raça, em nítido desafio aos órgãos de repressão ao crime e em manifesto ataque aos mais comezinhos direitos da pessoa humana.
3. Infelizmente, trata-se de uma pessoa que não tem o menor respeito pelo que é diverso. É a intolerância nua e crua, sem maquilagens e sem o mínimo pudor.
4. Denunciarei ambas as atitudes odiosas aos órgãos policiais e, na qualidade de parlamentar e membro da Comissão de Direitos Humanos, tomarei enérgicas providências para a reparação das múltiplas e variadas vítimas do ódio do citado "blogueiro".
5. A liberdade de expressão não alberga, em hipótese alguma, discursos odiosos, preconceituosos e racistas dessa natureza, daí a razão da indignação desta parlamentar que incansavelmente lutará pelo direito das mulheres, da comunidade LGBT e demais minorias virtualmente vítimas de atos dessa natureza.
Cuiabá/MT – julho, 27, 2015.
JANAÍNA RIVA"
Atualizada às 13h40min.