Um trabalho voluntário denominado Capelania Hospitalar. Desenvolvido em vários estabelecimentos de saúde de Cuiabá têm contribuído para humanizar e diminuir o sofrimento tanto do paciente internado quanto de familiares e até de colaboradores das entidades. “Os capelães e visitadores têm uma dimensão importante para as equipes de saúde que é co-contribuir para os resultados da assistência do paciente e levar a palavra de Deus aos corações abatidos”, explica a professora Nilza Oliveira que há 17 anos desenvolve esse trabalho voluntário Capelania Hospitalar.
Ela disse que começou as visitas sozinha na Santa Casa e no Pronto-socorro de Cuiabá depois de sentir um chamado em seu coração. Hoje seu grupo tem 80 pessoas que se dividem em sub-grupos visitando o Hospital Santa Rosa, Santa Casa, Femina entre outros. Só no Santa Rosa, a capelania está presente na vida dos pacientes e familiares levando conforto há 10 anos.
Além desta, também desenvolve um trabalho semelhante, a Capelania Curados para Servir, que leva palestras para os colaboradores que atendem os pacientes. “Realizamos palestras motivacionais, com o intuito de trabalhar o lado espiritual dos colaboradores, valorizando o lado humano desses profissionais que atendem diariamente com pacientes e familiares em momentos difíceis”, explica Herta Mônica Lopes Vilela, coordenadora de Hotelaria do Hospital Santa Rosa que juntamente com a Psicóloga Lilian Laccal, através da Curados para Servir, desenvolvem esse trabalho há cerca de um ano nessa unidade de saúde em parceria com o RH o Marketing. Também atuam voluntariamente no Pronto-socorro de Várzea Grande, Jardim Cuiabá, Hospital Geral Universitário, Hospital do Câncer e Femina.
Segundo Herta, trimestralmente são apresentadas palestras com temas diferentes como a que acontece no dia 29 de julho às 15h no Auditório do Hospital Santa Rosa que abordará “A importância do Perdão”. “Hoje os colaboradores nos cobram quando será a nova palestra, mostrando que todos estão sedentos da palavra de Deus na nossa vida”, completa ela.
A psicóloga Lilian disse que perceberam através das palestras o aumento da motivação, a renovação da fé e da esperança e reflexão das atitudes. “Muitas vezes o colaborador está com problemas pessoais e a palestra oferece suporte, ânimo, reflexão, ajudando a lidar com as dificuldades do dia a dia. O trabalho da capelania junto à equipe promove sensibilização, auxiliando o colaborador a se colocar no lugar do outro, melhorando os relacionamentos tanto com os colegas quanto no trato com os clientes.”
Capelania – é uma Assistência Religiosa e Social prestada em hospitais, para dar atendimento das pessoas com carências espirituais, afetivas e emocionais, necessitando de uma pessoa de estimulo e entusiasmo. Os capelães têm que participar de um curso de 75 horas para serem certificados para desenvolver o trabalho.
Os interessados em participar voluntariamente da Capelania Hospitalar da Irmã Nilza falar com Iracy Gagini (65) 9681 5600 ou da Capelania Curados para Servir com Halyni Teodoro (65) 8141 0503.
Serviço
O que? Palestra de Capelania ‘’A importância do perdão’’
Quando? 29 de julho ás 15h
Onde? Auditório do hospital Santa Rosa
Com assessoria