Noelisa Andreola – Da Redação
O Governo do Estado de Mato Grosso irá retirar a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça do Palácio da Instrução, onde esteve instalada há mais de 100 anos. O motivo seria a transformação do espaço nas novas instalações do Museu de Arte de Mato Grosso para a vinda da 31° Bienal de São Paulo (atualmente o museu funciona na antiga Residência dos Governadores, na Rua Barão de Melgaço, Centro de Cuiabá).
A proposta apresentada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) é a transferência da biblioteca para o 1° piso do Anexo Casa Barão de Melgaço, que abriga a Academia Mato- grossense de Letras (AML) e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). O acordo de cooperação foi assinado nesta quarta-feira (22), com as instituições instaladas no local.
De acordo com a assessoria, uma parte do acervo será transformada em uma biblioteca itinerante e circulará o interior do estado, já a outra será higienizada, catalogada e digitalizada durante esse processo. Porém não foi esclarecido onde o acervo passará por esses processos e nem quando as obras da Casa Barão serão iniciadas. Segundo a mesma, ainda não foram feitos os orçamentos da reforma e não se sabe o quanto será o gasto com a obra.
A promessa por parte dos governantes e que será feita novas aquisições para o acervo e que os sistemas de empréstimo dos livros serão retomados após 10 anos, a abertura da biblioteca no horário de almoço e apoio aos bibliotecários.
Essa cooperação além da reformar o anexo contempla a elaboração de políticas públicas de incentivo à leitura e prevê a realização de projetos comuns como oficinas de leituras, lançamento de livros e revistas, teatro infantil, shows musicais e outras atividades voltadas à valorização da cultura mato-grossense.