Nacional

Parlamentares aprovam folga até 31 de julho

A Câmara e o Senado aprovaram nesta quinta-feira (16) requerimentos assinados por líderes partidários que instituem o chamado "recesso branco" no período entre 20 de julho e 31 de julho.

Pelos requerimentos, não haverá sessões nas duas Casas durante esse período. Com isso, os parlamentares somente retomarão as atividades em agosto.

A aprovação dos requerimentos foi uma forma de assegurar o recesso de meio de ano mesmo sem a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Pela Constituição, o recesso formal no Legislativo está condicionado à aprovação, por deputados e senadores, da LDO, o que não aconteceu. A votação da LDO foi adiada para agosto.

A finalidade da LDO é fixar as prioridades e metas da administração pública federal para o ano seguinte. A lei serve como base para a elaboração do Orçamento do ano seguinte.

O relatório final da LDO foi apresentado na noite de quarta (15) na Comissão Mista de Orçamento (CMO), etapa preliminar antes de a lei ser votada em plenário. No texto, o relator, deputado Ricardo Teobaldo (PTB-PE), manteve para 2016 a meta de superávit primário de R$ 126,7 bilhões para todo o setor público (União, estados e Municípios), correspondente a 2% do PIB estimado para o período.

No entanto, não houve acordo para votar o texto na CMO, que agora só retomará os trabalhos em agosto. Depois de aprovada na comissão, a LDO deverá ainda ser votada pelo Congresso Nacional, cuja pauta está trancada devido a vetos presidenciais, que precisarão ser analisados antes.

Durante o período do recesso, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), vai trabalhar em questões administrativas.

Segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que também preside o Congresso Nacional, também não haverá no período do "recesso branco" convocação de sessão do Congresso (conjunta, de deputados e senadores).

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus