Após rejeitar a proposta da secretaria de educação de Várzea Grande, o Sintep-VG (Sindicato dos Trabalhadores da Educação da Subsede Várzea Grande) anunciou greve para o próximo dia 3 de agosto. A decisão foi tomada pelos professores do município, na manhã desta quinta-feira (16) em assembleia no CEJA Licínio Monteiro.
Conforme nota do sindicato a proposta foi negada, pois apresenta índices de reajustes diferenciados para a revisão entre professores e demais funcionários e desrespeitar o Plano de Carreira Cargos e Salários (PCCS) da Educação.
O presidente do Sintep-VG, Gilmar Soares Ferreira, disse que a proposta é uma afronta a categoria ao ‘aprofundar’ ainda mais as diferenças salariais entre professores e funcionários. . “É inacreditável que a atual administração apresente para a categoria que já sofre com muitas perdas em seu salário, uma proposta com aumento da diferença de piso e parcelamento sem falar do retroativo”,
A proposta da secretária de educação, Zilda Leite, sugeriu pagar o reajuste de 13,65% em quatro parcelas: agosto, setembro, outubro e novembro, aos professores e 6% para os funcionários da educação.