Foto: William Lucas/Inovafoto
O Brasil conquistou mais duas medalhas de ouro no último dia de disputas do judô nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015 e fechou a competição em primeiro lugar geral da modalidade com 13 medalhas, sendo cinco ouros, duas pratas e seis bronzes. Implacáveis, Luciano Corrêa (100kg) e David Moura (+100kg) superaram Marc Deschenes (CAN) e Freddy Figueroa (ECU), respectivamente, nas suas finais e subiram no lugar mais alto do pódio. O peso-pesado conseguiu o ippon mais rápido da competição, finalizando a luta decisiva em apenas 13 segundos.
"Eu consegui acertar uma técnica que eu treino muito e estou muito feliz. Me programei para entrar muito ligado e não perder nenhuma oportunidade. É um adversário que eu conheço, já o havia vencido duas vezes, mas nunca tinha ganhado dele tão rápido assim", comentou David, que antes havia passado por Joshua Velasquez (PER) e Pedro Pineda (VEN) também por ippon.
A quarta conquista do país no dia teve gostinho especial para Maria Suelen Altheman que, depois de quase um ano afastada dos tatames recuperando-se de lesão no joelho, conquistou o bronze com um ippon sobre a dominicana Leidi German.
Com o fim das disputas, a seleção brasileira de judô se despede de Toronto nesta quarta-feira, 15, e desembarca no Brasil na quinta-feira, 16. O próximo compromisso da seleção nos tatames é o Grand Slam de Tyumen, na Rússia, já neste final de semana. Nenhum atleta que competiu em Toronto estará nesta disputa, mas a equipe contará com grandes nomes do judô, como os medalhistas olímpicos Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro.