Cidades

Usina de Itaipu abre vertedouro por excesso de água após um ano

O excesso de chuvas que tem atingido a região oeste e noroeste do Paraná levou a Usina Hidrelétrica de Itaipu a abrir os vertedouros neste fim de semana. Desde sexta-feira (10), a hidrelétrica vem liberando água aos poucos para evitar acúmulo no reservatório. Neste domingo (12), a unidade decidiu deixar os vertedouros abertos até o próximo fim de semana.

Na manhã deste domingo, o volume de água que saía das comportas de Itaipu chegou a 7 mil metros cúbicos por segundo, cinco vezes acima da média registrada nas quedas das Cataratas do Iguaçu. A abertura dos vertedouros é uma das atrações turísticas de Foz do Iguaçu, já que a usina é a segunda maior do mundo.

A última vez que a Hidrelétrica de Itaipu precisou abrir os vertedouros foi em junho de 2014, quando o Paraná viveu um mês de chuvas intensas, que deixaram milhares de pessoas desabrigadas, em várias regiões do estado.

Desta vez, porém, a Itaipu diz que a abertura das comportas foi feita em caráter preventivo, para evitar não só o excesso de água na barragem, mas também a ocorrência de enchentes em cidades que ficam às margens do Rio Paraná.

Os técnicos da usina aproveitaram o fato de que o consumo de energia elétrica é menor nos fins de semana e que a previsão meteorológica é de que as chuvas voltem a se intensificar nos próximos dias em toda a região.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.