Cidades

Basílica fechada desde 2007 reabre no Recife

Com missa e consagração do altar celebradas por Dom Fernando Saburido, a Basílica Nossa Senhora da Penha, no Centro do Recife, foi reaberta neste domingo (05). As cerimônias atraíram centenas de fiéis, que lotaram o espaço — teve gente que ficou de pé e muitas pessoas acompanharam tudo do lado de fora.

A igreja, construída no século 19, estava fechada por causa do risco de desmoronamento em vários pontos. A reforma durou quase oito anos. Durante o período em que a basílica esteve em obras, as cerimônias e a benção de São Félix estavam sendo realizadas no pátio ao lado da igreja, pertinho do Mercado de São José.

As obras começaram em janeiro de 2008, três meses depois de a igreja ter sido fechada. De acordo com o reitor da basílica, Frei Luís de França, até agora foram gastos em torno de R$ 6 milhões, com recursos dos governos federal, estadual e municipal e doações de fiéis.

Estrutura, instalações elétricas e decoração de quase toda a igreja foram alvo de reparos. A reforma trouxe à tona um painel de mosaico vitrificado, feito na Itália, que estava escondido pelo desgaste do tempo. Outra descoberta foi a cor original da santa no alto da cúpula externa — ela estava pintada de branco, mas sua cor original é dourada.

A doméstica Rosilene Ferreira foi uma das que acompanhou a reabertura. "Está linda! Sou devota de Nossa Senhora da Penha e estou muito feliz com o resultado do trabalho. Os lustres chamam a atenção! Durante este tempo, ficava vendo de longe quando vinha para a missa. Que bom que agora a missa é aqui", comemorou. A doceira Estela Rocha também elogiou a reforma. "Ficou maravilhosa. fizeram um trabalho impecável. Quando estiver toda pronta, vai ficar ainda mais bonita", comentou.

Como disse a doceira, a restauração ainda não foi concluída. Entre as pendências estão as torres dos sinos, que continuam interditadas. Essa parte da obra está em fase de liberação de recursos e ainda não há prazo para começar. Mesmo assim, de acordo com a Defesa Civil, a estrutura não oferece mais risco aos fiéis.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.