Nacional

Campanha atinge meta e imuniza 84% do público-alvo

Balanço divulgado hoje (29) pelo Ministério da Saúde mostra que a campanha de vacinação contra a gripe imunizou este ano 41,9 milhões de pessoas, o que equivale a 84,3% do público-alvo.

O objetivo era vacinar pelo menos 80% das crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que tiveram filhos há no máximo 45 dias, presos, funcionários do sistema prisional e pessoas com algumas doenças crônicas. Esses grupos totalizam 49,7 milhões de pessoas consideradas com mais risco de desenvolver complicações causadas pela doença.

Dez estados não atingiram a meta nacional: Acre, Roraima, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Bahia, São Paulo e Mato Grosso vacinaram mais de 70% do público-alvo, mas não chegaram ao objetivo. Amapá e Espírito Santo, respectivamente, com 91% e 90% de cobertura, foram os estados que mais vacinaram.

A campanha começou no dia 4 de maio em todo o país e foi prorrogada pelo Ministério da Saúde no dia 5 de junho. Depois do encerramento, no dia 5 de junho, o Ministério da Saúde recomendou aos estados que não atingiram a meta, a continuidade da vacinação.

A vacina disponibilizada na rede pública este ano protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para 2015 (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Apesar de alguns grupos resistirem a tomar a dose,  o Ministério da Saúde garante que a vacina é segura e considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe.

Fonte: Agência Brasil

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus