Dez armas de fogo e cerca de 200 munições foram apreendidas numa fazenda em Lucas do Rio Verde (354 km de Cuiabá) durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão realizado pela Polícia Judiciária Civil, na manhã de sexta-feira (26.06).
A operação, denominada “Canta Gallo”, prendeu seis pessoas em flagrante. O fazendeiro, Wilmar Trintini, 58, seus funcionários, Luiz Aquiles Morisso, 30, Leocir Rozin Genz, 31, Claudemir Marcos Leite e Raimundo Weber, além da dona de uma propriedade vizinha, Lurdes Mari Finato Brun, 60, foram autuados pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.
O delegado Rafael Mendes Scatolon disse que representou pela ordem judicial com o fim de evitar possíveis conflitos agrários, após notícias de que o fazendeiro tentava tomar posse de lotes de terras concedidos pelo Governo Federal em áreas próximas a sua propriedade.
“Segundo as informações, existe uma disputa de terras na região em que são feitas ameaças e que ‘pistoleiros’ fazem a segurança da fazenda do suspeito”, disse o delegado.
Em buscas na propriedade, foram apreendidas 07 espingardas calibres 22, 32 e 38 e dois revolveres calibre 38, além de diversas munições, totalizando cerca de 200 munições apreendidas.
Os suspeitos foram colocados em liberdade condicional após o recolhimento de fiança, no caso do fazendeiro, arbitrada em 15 salários mínimos.
Com assessoria