Plantão Policial

Quadrilha que aplicava golpes no comércio é desarticulada em MT

Quadrilha de estelionatários especializada em aplicar golpes em lojas comerciais foi desarticulada pela Policia Civil, nesta quinta-feira (25). Os integrantes do bando falsificavam documentos e tentavam comprar mercadorias com cartões falsos e depois revendiam os artigos na internet. Os golpes eram aplicados em cidades do interior (Cáceres – a 225 km da capital), mas tinham uma ‘central do crime em Cuiabá, onde segundo a policia se fabricavam vários documentos falsos.

A ação articulada por profissionais da Regional de Cáceres e da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá, culminou na prisão de oito pessoas, sendo 4 em Cáceres e 4 na capital. Na operação, ouve também a apreensão de vários documentos de identidade falsos, cartões de créditos e de lojas.

Em Cáceres foram presos: Mylena dos Santos Rodrigues Arantes, 19 anos, que estava com três documentos de identidade falsos em nome de Camila Cavalcante Aquino, Nicole dos Santos Merlotti e Larissa da Silva; Inglidy dos Santos Correa, 18 anos, que usava duas identidades falsas em nomes de Renata Almeida dos Santos e Lorena  Gomes da Silva. As duas mulheres estavam na companhia de Cleyton Alexandre Fujimoto Nunes Mendes, 20, e Edson Luiz Alves Celestino, 21.  O grupo também estava com cartões de créditos e de lojas. 

O delegado Adriano Bernadi Cavalheri, disse que os presos, em Cáceres, foram autuados em flagrante por uso de documento falso e formação de quadrilha. De acordo com o delegado, a quadrilha não chegou a efetuar compras no comércio local, pois não tiveram tempo. "Todos são de Cuiabá e estavam usando documentos falsos, que devido ao tipo de crime serão identificados criminalmente para termos certeza das identidades verdadeiras", destacou.  

Na Capital, a Delegacia de Roubos e Furtos da Polícia Civil prendeu o líder o quadrilha Osdilon Melo Ferreira, 26, e outros três membros da quadrilha. São eles:  Gerlan Louzada Pereira da Silva, 23; Flávio Diego da Silva, 26 – já investigado pela Polícia Civil, no ano de 2012, na operação "Orion",  em fraudes cometidas pela internet contra clientes do Banco do Brasil – e Ana Paula Lima Carvalho, 37 anos.  Todos foram presos por associação criminosa, falsificação de documento público e particular, falsidade ideológica e uso de documento falso. 

A delegada da Derf, Elaine Fernandes da Silva, informou que a quadrilha usava uma casa no bairro Nossa Senhora Aparecida, região do Coxipó, em Cuiabá, como verdadeiro 'laboratório' ou 'fabrica' para falsificação de documentos e cartões. "É uma quadrilha bem organizada e falsifica documentos com perfeição. Acreditamos que estejam envolvidos no golpe do cartão trocado e que forneçam documentos para membros de organizações criminosas de Mato Grosso", disse.

Investigação 

A investigação iniciou em Cáceres com a denúncia da funcionária de um hotel relatando sobre dois casais em atitude suspeita. A partir daí, policiais da Gerência de Investigações Gerais (GIG), da Delegacia Regional, passaram a realizar diligências pela cidade até que localizaram um veículo Siena preto, com os quatro ocupantes, que inicialmente apresentaram documentos e em checagem ao veículo, nada de irregular foi encontrado. 

De acordo com a GIG, todos foram liberados, mas passaram a ser monitorados pelos investigadores, até que a funcionária do hotel novamente ligou e informou que o casal havia deixado o hotel sem efetuar o pagamento. Em diligências, o grupo foi localizado tentando fugir da cidade, em uma estrada vicinal de acesso a comunidade do Facão, na zona rural de Cáceres. Ele foram levados a Delegacia, de onde desencadeou a ação em Cuiabá.  Com assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em