Foto: Andréa Lobo / Arquivo CMT
Nascido quatro anos atrás, de uma ideia simples, o Guia Digoreste é hoje um verdadeiro ‘cardápio’ de produtos e serviços de Cuiabá e entorno.
O empreendimento foi criado em 2011 pelo publicitário e empresário Baroni Guerra, à época, recém-chegado em Cuiabá, e acabou dando certo.
“Quando cheguei a Cuiabá eu não me encaixei no mercado publicitário local e acabei vendendo cachorro-quente por um tempo, depois abri uma lanchonete que se transformou em um restaurante. Seis meses depois que estava na cidade tive a ideia do guia, pois percebi que não havia um guia nesse formato até então na cidade”, conta Baroni.
O empreendedor fez uma pesquisa em um dicionário de cuiabanês e escolheu a palavra Digoreste, que quer dizer bom demais, em homenagem a sua nova terra e ao produto que estava nascendo.
Ele conta que quando começou a pensar no Guia ainda não sabia exatamente o que e como seria e – “por mais clichê que seja essa afirmação” – ele disse ter dormido e sonhado com a ideia toda: “No dia seguinte ao sonho eu levantei e desenhei a ideia toda, organizei tudo em uma pasta – que ele mostra durante a entrevista – e fui atrás do meu primeiro cliente. E esse cliente não era ninguém menos que o Buffet Leila Malouf”.
“Fui até o buffet com a intenção de falar com a Leila e é claro que não consegui, então comecei a explicar o que era para a secretária minha ideia, mal sabia eu que a Alexa (filha da Leila) estava perto no momento e escutou tudo. Quando estava saindo, ela me chamou e pediu para que eu explicasse melhor a ideia”, relembra.
Segundo o publicitário, naquele momento o que ele queria não era o investimento de seu primeiro cliente, mas o nome, que lhe serviria de barganha para novos clientes. E o foi.
Com um acordo de anúncio do menor porte que o guia tinha – para pagamento após a confecção e distribuição – ele foi em busca de outros clientes, tendo como referência seu primeiro cliente. “O anúncio deles me abriu muitas portas e consegui grandes clientes depois disso. Em 30 dias eu estava lançando o primeiro guia, com 25 páginas e 20 anunciantes”.
A expertise de Baroni deu resultados e agora ele está na 28º edição do guia – dividido hoje em segmentos de seis guias diferentes. Noivas e Festas é um guia anual, que tem espaço para 90 anúncios; Gastronomia e Lazer é semestral e tem também 90 anunciantes; Saúde, Estética e Beleza é igualmente semestral, mas tem 70 anunciantes; Construção e Decoração é anual e tem 70 anunciantes e, por último, o Guia de Delivery é semestral, tem 80 anunciantes e alguns deles também estão no guia de Gastronomia.
O guia de Noivas e Festas está em sua 7º edição; o de Gastronomia e Lazer está indo para a 7ª edição; Saúde, Estética e Beleza está na 5ª edição, assim como Construção e Decoração. Já o guia Delivery vai para a 6ª edição.
Os guias são confeccionados em períodos diferentes do ano, sendo assim, quando um é lançado o próximo começa a ser feito, tendo uma média de dois meses entre um e outro.
De acordo com Baroni, são distribuídos, por edição, cerca de 40 mil exemplares, dos quais 20 mil vão para o correio e são destinados a condomínios e residências, enquanto os outros 20 mil são distribuídos de acordo com o segmento.
Os guias também estão disponíveis on-line, no site do Guia Digoreste, que em breve será transformado em um portal. “Na versão on-line, se a pessoa clica em uma empresa é direcionada para o site do cliente. Em 60 dias, quando inaugurarmos o portal, teremos novas formas de pesquisa e buscas, além de diversas informações cotidianas sobre cultura e turismo”.
Mesmo num tempo em que a internet é o mais procurado veículo para esse tipo de pesquisa, por sua rapidez, Baroni afirma que o guia ainda funciona por sua eficiência. “Todo tipo de anúncio dá resultado, tem aquela pessoa que não larga da internet, tem aquela que não abre mão do jornal impresso e assim é com o guia”, pontua ele, dizendo que o grande diferencial é a qualidade na produção e na distribuição.