A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) suspendeu nesta quinta-feira (25) o registro de sete companhias abertas. As empresas são Brazal – Brasil Alimentos (SP), Cachoeira Velonorte (MG), Construtora Beter (SP), Eletrosom (MG), Naomi Participações (SP), Taipe Trancoso Empreendimentos (BA) e Termelétrica Pernambuco III (PE).
Em comunicado divulgado em seu site, a CVM explicou que o motivo foi o descumprimento, por mais de um ano, de obrigações periódicas previstas no regimento da autarquia, vinculada ao Ministério da Fazenda. Com isso, enquanto as companhias tiverem o registro suspenso, nenhuma delas poderá ter os valores mobiliários emitidos, como ações e debêntures, negociados em mercados regulamentados.
A assessoria de imprensa da CVM afirmou que todas as empresas já foram notificadas, e que podem recorrer da decisão. A autarquia, no entanto, esclareceu que há chance de os registros serem cancelados e que “a suspensão do registro não exime a companhia, seus controladores e administradores de responsabilidade decorrente das eventuais infrações cometidas até o cancelamento do registro”.
Caso haja o cancelamento dos registros, poderão ser abertos processos administrativos sancionadores contra dirigentes e administrados das empresas.O iG tentou contato com as companhias suspensas, mas não conseguiu retorno de nenhuma delas até o momento desta publicação.
Fonte: iG