Nacional

Habeas corpus é impetrado para evitar prisão de Lula

Um pedido de habeas corpus preventivo protocolado na tarde desta quarta-feira (24) na Justiça Federal no Paraná pede que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não seja preso preventivamente na Operação Lava Jato, da Polícia Federal. O pedido foi protocolado às 16h20 e indica uma possível decisão do juiz federal Sergio Moro, que coordena a força-tarefa.

O pedido de habeas corpus foi impetrado por Mauricio Ramos Thomaz, um homem que se apresenta como consultor.

O Instituto Lula pretende divulgar uma nota nas próximas horas sobre o assunto e informou que Lula não é investigado na operação Lava Jato.

De acordo com o instituto, qualquer pessoa poderia entrar com o pedido, tanto no intuito de proteger Lula ou mesmo como provocação.

Mais cedo, a divulgação do pedido foi feita pelo senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), em sua conta no Twitter. De acordo com a assessoria de Lula, a atitude do senador da oposição parece estranho.

Ao postar uma foto do protocolo do documento, registrado no sistema da Justiça Federal, caiado comentou: Temendo ser preso pelos malfeitos que cometeu – disso ninguém mais duvida – Lula apresenta habeas corpus preventivo.

Nota oficial Instituto Lula

Esclarecemos que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não entrou com o pedido de habeas-corpus impetrado em Curitiba, no dia 24/6/2015. Lembramos que esse tipo de ação pode ser feito por qualquer cidadão. Fomos informados pela imprensa da existência do Habeas Corpus e não sabemos no momento se esse ato foi feito por algum provocador para gerar um factóide.

O ex-presidente já instruiu seus advogados para que ingressem nos autos e requeiram expressamente o não conhecimento do Habeas Corpus.

Estranhamos que a notícia tenha partido do Twitter e Facebook do senador Ronaldo Caiado.

Assessoria de Imprensa do Instituto Lula

Fonte: iG

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus