Nacional

Construção civil fecha 37 mil vagas de emprego em maio

O nível de emprego na construção civil brasileira registrou queda de 1,14% em maio, na comparação com abril. O saldo entre demissões e contratações ficou negativo em 36,7 mil vagas, segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP).

De acordo com o estudo, feito em parceria com a Fundação Getulio Vargas, essa é a oitava retração mensal consecutiva. Nos primeiros cinco meses do ano, o saldo negativo é 126,9 mil vagas, queda de 3,83% em relação a dezembro.

Em relação a maio de 2014, foram fechadas 366 mil vagas (-10,29%). Na comparação do acumulado no ano com o mesmo período do ano anterior, a queda foi 8,37%, com o corte de 297 mil empregos.

No setor de infraestrutura, houve retração de 15,31% em 12 meses. Para o sindicato, essa queda reflete um conjunto de fatores, como a redução de investimentos da Petrobras, a conclusão de grandes obras de infraestrutura na área de energia e o contingenciamento no Orçamento da União, de estados e municípios.

O segmento de preparação de terrenos registrou queda de 9,01% em 12 meses. No segmento de engenharia e arquitetura, a retração foi mais acentuada, com queda de 10,48% na mesma base de comparação.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus