Foto: Ednei Rosa / Arquivo CMT
Enquanto as obras do Veiculo Leve Sobre Trilhos em Cuiabá e Várzea Grande não são retomadas, o Governo do Estado pretende recuperar os corredores que foram destruídos para a implantação do modal nas principais avenidas dos dois municípios. Para isso, é necessário a autorização da Justiça Federal.
A solicitação foi feita pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e compreende ações de recapeamento e paisagismo nas avenidas Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça e FEB. As três vias são as que mais sofreram intervenções pelo Consórcio VLT, atual responsável pela obra.
O trabalho, que está sendo coordenado pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT), será realizado em parceria com as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande. A estimativa é de que R$ 2,7 milhões sejam investidos, sendo R$ 1 milhão voltado às ações de paisagismo e R$ 1,7 milhões para intervenções de recapeamento e tapa-buraco.
De acordo com o secretário Eduardo Chiletto, as interferências em Cuiabá e Várzea Grande foram determinadas pelo governador Pedro Taques. “Enquanto as obras do modal não são retomadas definitivamente, as intervenções são necessárias para melhorar o fluxo de veículos e o trânsito das pessoas nas três avenidas”.
Chiletto explica que nesta quarta-feira (24.06) será realizada reunião com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL-Cuiabá). Durante o encontro será apresentado previamente o projeto já desenvolvido pela Secid. A intenção da pasta é ouvir os comerciantes, que há meses sofrem com as obras não finalizadas pelo Consórcio VLT. Na sexta-feira (26.06), a mesma reunião será realizada com membros do CDL-Várzea Grande.
A proposta com as intervenções também será apresentada às secretarias de Mobilidade Urbana de Cuiabá e, de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande. O objetivo é que as pastas municipais trabalhem em parceria com o Estado junto ao projeto de recuperação dos canteiros do VLT.
“A expectativa é formalizar parceria com os municípios de Cuiabá e Várzea Grande, sendo que estes ficariam responsáveis pela execução dos reparos. Já o Estado seria o encarregado por elaborar o projeto, fiscalizar e também liberar o recurso necessário para as obras”, reforça o titular da Secid-MT.
Além dos materiais para as ações de recapeamento e paisagismo, o projeto também contempla a recolocação das barreiras new jersey, mais conhecidas como gelo-baiano. O objetivo e deixar as avenidas com espaço mais amplo para o trânsito dos veículos. “São ações necessárias para diminuir os transtornos que obra do VLT tem causado à população”.
Com assessoria
Governo exige retomada das obras do VLT; Consórcio pede prorrogação de prazo