O Plano Municipal de Educação (PME) foi aprovado pelos 25 vereadores da capital com duas emendas supressivas, apresentadas na sessão noturna desta terça-feira (23). As mudanças, que foram encaminhadas para a avaliação do prefeito Mauro Mendes (PSB), retiram do documento todas as expressões “orientação sexual” e “gênero”.
A votação foi acompanhada por grande número de religiosos católicos e evangélicos. Além das galerias que ficaram lotadas, a Mesa Diretora colocou do lado de fora da Casa de Leis um telão para que populares pudessem acompanhar a sessão ordinária.
A comoção de grupos religiosos se deve ao descontentamento com alguns termos colocados no PME, que na visão de cristão aplicam uma “ideologia de gênero”.
PME
O Plano Municipal foi elaborado em consonância com o Plano Nacional e estabelece as 20 metas que vão nortear o setor da educação nos próximos 10 anos (período de 2015 a 2025). Contém as metas e estratégias para o sistema educacional das instituições públicas e privadas, em todas as etapas e modalidades da educação básica e superior no município de Cuiabá.
Entre as metas estabelecidas nos planos estão as políticas públicas para a educação infantil, ensino fundamental e médio, educação de jovens e adultos, ensino superior e a valorização profissional.
O documento foi elaborado pelo Fórum Municipal de Educação, composto por representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME), Conselho Municipal de Educação, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), subsede Cuiabá, e Câmara Municipal de Cuiabá.
O plano municipal já foi discutido em conferência, realizada no mês de maio e contou com a participação de representantes de vários segmentos educacionais, entre eles, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso (Sintrae), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat), Sistema S, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino de Mato Grosso, pais, das unidades educacionais das redes municipais e estaduais, além dos membros do Fórum Municipal.
Mauro Mendes recebe minuta do Plano Municipal de Educação