Tendo em vista que hoje há mais aparelhos de celular que pessoas no Brasil, a Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos (MTU) firmou uma parceria com a empresa de telefonia Vivo, para facilitar a recarga de cartões transporte. A partir desta segunda-feira (22), os cartões transportes poderão ser recarregados via aplicativo de celular.
Para que isso aconteça, o usuário do transporte público da Grande Cuiabá deverá ser cliente da empresa de telefonia Vivo e adquirir um cartão de débito “Vivo Zuum”. Ao adquirir o cartão, o usuário deve baixar o aplicativo “Vivo Zuum” em seu smarthphone e se cadastrar. Para adquirir créditos, esse usuários deverão se dirigir a pontos das lojas Vivos, ou realizar a compra através de depósito online em bancos conveniados (Itaú, Banrisul, Banco do Brasil e HSBC), ou entre contas do aplicativo.
Depois disso o usuário entra no menu do aplicativo, com o número do cartão transporte em mãos, e a recarga é efetivada assim que usuário for até uma validador da MTU (localizados nas cabines e terminais) ou se preferir, em até três dias o cartão poderá ser utilizado.
O cartão débito pode ser adquirido em 500 pontos de lojas Vivo sinalizadas espalhadas pela Grande Cuiabá no valor de R$14,90.
Cuiabá e Várzea Grande são as primeiras cidades a adotarem a solução de pagamento de cartão transporte via aplicativo de celular. “Somos pioneiros neste lançamento. E nós acreditamos que em breve estará em todas as cidades do Brasil. É bastante simples e ajuda na utilização do cartão transporte”, afirma o presidente da MTU, Ricardo Caixeta.
Cartão de débito Vivo Zuum
O cartão “Vivo Zuum” funciona como um cartão pré-pago. O cliente deposita uma quantidade de dinheiro nele, e pode usar como qualquer cartão de débito de bancos. Segundo o Diretor Executivo da Vivo, Marcos Etchegoyen, o cartão vem para os mais de 50 mil cidadãos que não possuem contas bancárias no Brasil.
As transações feitas pelo cartão, como transferência e depósito, serão gratuitas até setembro, exceto os saques que serão cobrados R$2,90, e esse valor será revertido em bônus no celular.
O cartão já funciona em cinco estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Minas Gerais e Mato Grosso.