Trabalhadores da agricultura familiar da região oeste de Mato Grosso poderão receber incentivos através do projeto Rota do Peixe de desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura. A liberação do recurso para a implementação do projeto, voltado para a região de fronteira está sendo articulado pelo deputado federal Ezequiel Fonseca (PP-MT) e Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Nascentes do Pantanal e Vale do Guaporé.
Nesta quinta-feira (18), o deputado se reuniu com o Assessor Especial do Ministério da Integração, Edson Douglas e Assessor Especial para Assuntos Parlamentares, Marcos Antonio Cardoso, em Brasília, para discutir a viabilidade e liberação do aporte, no valor de R$ 5 milhões, para a realização da primeira parte do projeto, aprovado previamente pela Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO) no ano de 2014.
Durante reunião, o líder progressista pediu celeridade na liberação do recurso para aquisição de maquinários e equipamentos, construção de abatedouros e frigorifico, capacitação e treinamento dos pequenos produtores. “Com a primeira parte do recurso vamos iniciar os trabalhos nos municípios, os prefeitos estão otimistas e prontos para essa importante parceria, com certeza a região passará a ser referência para todo Estado”, disse do deputado.
O Rota do Peixe de criação e incentivo a produção de pescado visa ampliar a oferta de renda e oportunidades aos trabalhadores do campo residentes na região fronteiriça, com baixo desenvolvimento social e econômico, porém, com grade capacidade e potencial para produção.
“Vamos impulsionar a produção e comercialização do pescado, os pequenos produtores passarão a investir e dessa forma estaremos dinamizando a economia local e regional através da pequena produção”, considerou Ezequiel.
A proposta contempla 22 municípios e conta com a contrapartida das prefeituras. Participaram da reunião, o Secretário-Executivo do Consórcio Nascentes do Pantanal, Dariu Carniel; Presidente do Consórcio Vale do Guaporé, prefeito de Nova Lacerda, Valmir Moretto; Secretário Executivo do Consórcio Vale do Guaporé, prefeito Carlinhos e os prefeitos de Campos de Júlio e Vila Bela da Santíssima Trindade, respectivamente, Dirceu Comiran e Anderson Gláucio Andrade.
Posteriormente, o deputado e os prefeitos se reuniram com o coordenador Geral de Programas Macrorregionais, Alexandre Bastos; Coordenador-Geral, Marcos Carvalho Santana e com o assessor, José Joaquim Carneiro, desta vez, na Secretaria de Desenvolvimento Regional para consolidação final do projeto.
Assessoria