Cidades

Premiado Al Manzul está de volta a Cuiabá

Foto Andrea Lobo

O internacionalmente premiado restaurante árabe Al Manzul acaba de reabrir suas portas, para o deleite dos apreciadores da culinária árabe.

Depois de três anos e meio fechado, o restaurante mudou de endereço e de ares, mas não perdeu o gostinho e o sabor do tempero da matriarca Clariman Ayoub e seu filho e responsável por toda a reestruturação do local, Jamil Ayoub.
Desde 1993 era o único classificado com duas estrelas pela revista ‘Quatro Rodas’ como a melhor cozinha árabe do Brasil. Em 2002 conquistou a indicação de melhor cozinha árabe do mundo, em Milão, pela revista italiana ‘Il Nuovo’, especializada em gastronomia.

Em 2006 conquistou o troféu de ouro pela melhor cozinha árabe do mundo, concedido em Madri, pela Turism Hotelaria y Gastronomia e ganhou o troféu Golfinho concedido na XXX Turism Associations Other Ways Management & Consult, realizada em Bruxelas.

O restaurante, que durante 15 anos foi considerado o melhor do segmento, segundo o Guia Quatro Rodas, e o melhor do mundo, com premiações internacionais, ganhou ares modernos sem perder suas características mais intimistas.
Localizado na Estrada do Moinho, o novo espaço tem 950 m², cinco ambientes, contando ainda com um empório e uma adega. Sua capacidade total é para 430 pessoas, sendo 110 no restaurante, 150 em dois salões de festa, 90 pessoas no deck, além do empório e de uma área para eventos corporativos.

“Durante 23 anos o restaurante funcionou na casa dos meus pais, onde eles realmente moravam, a estrutura era pequena, mas acabou se tornando uma grife em gastronomia árabe com projeção mundial” relembra Jamil.

O empresário explica que o fechamento se deu para reestruturação, planejamento e organização do novo local. “Depois de um ano de fechamento me aprofundei em boas práticas na cozinha e hoje tenho um das cozinhas mais modernas do mercado” conta Jamil explicando sobre cuidados com e mobiliário com tecnologia avançada, de inox, sistema de exaustão e insuflação, além de temperatura constante a 23 graus.

“É emocionante reabrir o restaurante, pois nesse intervalo eu descobri que, muito mais que clientes, temos fãs apaixonados”.

O segredo: ambiente sensorial

Amor. Essa foi a palavra usada por Jamil Ayoub para definir seu grande projeto e empreendimento do novo Al Manzul.
“Pensamos em tudo de forma sensorial, usando cada um dos sentidos. Cada ponto, cada tópico tem a intenção de chegar ao coração e à mente de quem vier ao Al Manzul, traduzindo tudo em amor. Além do baquete, que é minha obrigação, pensamos em todos os outros sentidos”.

Segundo o empresário, a trilha sonora é 100% árabe e foram fabricados muitos vasos para a decoração do local, tudo inspirado em palácios de sheiks. “A decoração é inspirada na tenda de um sultão, com muita riqueza de detalhes, muita arte, muitas cores”, diz.

Jamil revela ainda que foi criada uma fragrância especialmente para o restaurante, que deverá estar em todos os cantos do local, para marcar os frequentadores. A fragrância é uma mistura de cravo, canela e café.

“Pensei em como chegar ao coração das pessoas, naquele pedacinho do cérebro que desperta essa paixão culinária. Não vou vender comida, a pessoa vai ter uma experiência ao pisar no restaurante, e isso não tem preço”, disse o empresário.

Novidades

Ayoub define o novo Al Manzul como um centro cultural, já que além de restaurante, salão de festas com entradas independentes, cozinha moderna, adega com mais de 50 rótulos, deck e um empório para chás e cafés, o local ainda será palco de aulas de dança do ventre, centro de negócios e escola.

Em parceria com o Senac, no local serão realizadas aulas práticas de nutrição, culinária, cervejas artesanais , entre outros. “Para as aulas de dança do ventre será realizado um chá da tarde”.

Para os amantes da culinária e carro-chefe da casa, a casa realizou, no dia 12 de junho um Soft Open apenas para convidados. A inauguração para o público começou no dia 16 e vai até 21 deste mês. Nesse período os pratos estão em teste e todo o funcionamento da casa, também.

Durante esses dias os clientes poderão degustar o Banquete Al Manzul, com variedade de até 30 pratos diferentes, custando R$ 150 por pessoa. Em um segundo momento a casa terá outra opção de baquete com cerca de 16 pratos por R$ 90.
O restaurante abrirá, nesse primeiro momento, todos os dias para o jantar, a partir das 19h e, especialmente no dia 21 será servido também almoço, a partir das 11h30.

Entre os destaques do cardápio, Ayoub cita carneiro, quiabo e berinjela ao suco de romã, babaganuche e charuto de uva.

Josiane Dalmagro

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.