Cidades

Aeroportos do interior de Mato Grosso pedem atenção

Outra cidade que também encontrou problemas no caminho foi Lucas do Rio Verde (332 km de Cuiabá). Não se conseguiu incluir o Aeroporto Bom Futuro no programa de viação regional do Governo Federal. De acordo com análise do programa governamental, há problemas de segurança para que aviões de grande porte pousem no local.

O prefeito Otaviano Pivetta (PDT) disse que o aeroporto já foi adepto ao programa e que a cidade vem investindo há anos para que haja melhoramentos no local. “A pista de pouso tem alguns problemas e não suporta aviões com mais de 70 passageiros. Mas estamos planejando a construção de outro aeroporto para que possamos ser contemplados com o programa federal”, disse.

Segundo Pivetta, uma nova área está em fase de estudos para ser construído o novo aeroporto da cidade, que se enquadre nos requisitos do programa. Deste modo, o prefeito acredita que o município pode ser contemplado com o projeto: “O planejamento da área está em fase final e será na rodovia MT-449. Este novo aeroporto será maior que o atual e vai atender as exigências do programa de aviação regional. Trabalhamos para que muito em breve ele seja construído na cidade”.

Será que sai do papel?

Em parceria com o Governo Federal, a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) divulgou que pelo menos 12 cidades do interior do Estado seriam contemplados com o Programa de Aviação Regional. No entanto, o plano se tornou uma incógnita.

Procurada pela reportagem, a assessoria da pasta se limitou a dizer que não irá se pronunciar sobre o projeto, pois ainda não há nada definido para que os investimentos sejam concretizados. Nem ao menos a informação de que o número de cidades contempladas foi reduzido foi confirmado pela Secretaria.

De acordo com o plano inicial do programa de expansão, os estudos foram divididos em cinco etapas que devem atender as principais cidades do interior do Estado. São elas: 1ª – Estudo de Viabilidade Técnica (EVT); 2ª – Estudo Preliminar; 3ª – Licenciamento Ambiental e Anteprojeto; 4ª – Licitação e 5ª – Em obras.

Os aeroportos do Estado que já estão na segunda etapa (estudo preliminar) do programa são: Barra do Garças, Cáceres, Juara, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda e São Félix do Araguaia. Nesta parte do processo, são definidos itens como o tamanho da pista, do pátio e do terminal e o investimento que seria necessário para isto.

Na terceira etapa (Licenciamento Ambiental e Anteprojeto), estão os seguintes terminais: Alta Floresta, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Vila Rica. Nesta fase, os aeroportos precisam da licença ambiental e da elaboração de projeto de engenharia para a licitação.
O momento atual, segundo a secretaria, é aguardar para que novidades sobre o projeto sejam divulgadas. Pelo visto, é esperar…

Falta de segurança

A falta de segurança dos aeroportos virou caso de polícia. Bandidos aproveitam as falhas estruturais dos espaços, para agirem criminalmente. Um dos casos que ganhou destaque há poucas semanas, foi a morte do policial federal Mário de Almeida Mattos, de 33 anos, durante uma operação para impedir o roubo de uma aeronave.

Na ocasião, ocorrida no último dia 16 de maio, o agente federal foi morto em meio ao um tiroteio provocado por uma quadrilha, que praticava o crime no aeroporto de Sinop (503 km da Capital). Após a ação, o policial foi levado ao Hospital Regional da cidade, mas morreu horas depois.

Conforme o laudo da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) apontou, Mário morreu em decorrência de uma hemorragia provocada pelo tiro. A bala atravessou o corpo da vítima e só parou no braço.

Noelisa Andreola

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