Política

Lista de importados com desconto no ICMS passa a ter 490 itens

O Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Condeprodemat) restaurou a lista contendo cerca de 490 produtos e matérias-primas que podem ser importados, via Porto Seco de Cuiabá, com diferimento ou redução na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 

A decisão, tomada na sexta-feira (12), consta da Resolução 001/2015, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) que circula nesta quarta-feira (17), onde consta que volta a valer a Resolução 009/2012, com efeito retroativo a 30 de dezembro de 2014. 

A partir de agora diversos itens voltam a fazer parte da lista como, por exemplo, colheitadeiras de algodão, chapas e folhas de borrachas, e telhas termoacústicas, que não possuem similares fabricados em Mato Grosso, que é uma das condições para o recebimento do benefício. 

Cerca de 60 itens haviam sido retirados ou subtraídos da lista por meio da Resolução 017/2014 publicada no dia 30 de dezembro de 2014, o que reduziu para cerca de 430 o total de produtos e matérias-primas. 

A retirada desses itens gerou muita reclamação de empresários que estavam com seus produtos parados no Porto Seco desde então. “Tomamos essa decisão porque verificamos que muitos produtos e matérias-primas fazem parte de elementos importantes para mover a economia do Estado”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e presidente do Condeprodemat, Seneri Paludo. 

Também foi publicado no Diário Oficial do Estado a aprovação da construção da minuta de alteração da Lei do Condeprodemat, para apreciação do Conselho e envio à Assembleia Legislativa, e a eleição do secretário Seneri Paludo como presidente do conselho.

Com assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões