O fundador e CEO do Snapchat, Evan Spiegel, de 25 anos, publicou um vídeo nesta terça-feira (16) em que tenta explicar o que é e para que serve o aplicativo. Fundada em 2011, a rede social foi avaliada em mais de R$ 45,8 bilhões em março.
Spiegel conta que teve a ideia de explicar o que é o Snapchat quando falava com amigos sobre os filhos deles, que tiravam milhares de fotos que seus pais nunca tirariam. "Snapchat tem a ver com a forma como a fotografia mudou", afirma ele no vídeo, que tem menos de quatro minutos.
"Antigamente, fotos eram feitas para guardar memórias. Agora, são usadas para falar e é por isso que as pessoas estão tirando e enviando milhares de fotos no Snapchat todos os dias", diz Spiegel.
O jovem empresário então explica que o aplicativo é dividido em três telas – que acabam formando o próprio nome do app e são resultado da evolução da forma como as pessoas utilizam fotos.
Snap: "O Snapchat sempre começa com um 'snap'", afirma Spiegel. "Para começar uma conversa, você sempre tem que tirar uma foto. Por isso o aplicativo começa pela câmera".
Chat: "À esquerda da câmera, há uma lista com todas as sua conversas.Estas são todas as pessoas para quem você fica enviando e de quem você fica recebendo fotos. Quando iniciamos o serviço, só tínhamos essas duas telas."
Assistir: "Recentemente, adicionamos uma nova tela para assistir as histórias das pessoas. Histórias são interessantes porque são basicamente uma coleção de 'snaps'. Quando tira um 'snap', você pode escolher entre enviar para amigos ou pode adicioná-lo a uma história, que mantém todos os seus 'snaps' do dia em ordem cronológica."
"É isso que torna o aplicativo diferente de todos as outras redes sociais, baseadas em um linha do tempo. A maior parte das outras redes apresentam suas publicações em ordem inversa, então você vê o fim antes de ver o começo. No Snapchat, você consegue ver as coisas acontecendo."
Fonte: G1