A tempestade tropical Carlos, que se formou no oceano Pacífico perto da costa sul do México, provocará chuvas fortes nas regiões de Oaxaca e Guerrero, e pode se converter em furacão no sábado, informou nesta quinta-feira o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
Carlos encontra-se 370 km ao sul do balneário turístico de Acapulco e registra ventos sustentados de 65 km/h e rajadas de até 90 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) em seu último relatório.
Às 15h00 GMT (12h00 de Brasília), o fenômeno avançava a uma velocidade de 9 km/h em direção ao noroeste.
O NHC prevê que Carlos provoque fortes chuvas sobre a costa de Oaxaca e Guerrero e uma elevação das ondas nos próximos dois dias, especialmente no sábado, quando deve atingir a força de furacão.
No entanto, não está previsto que o centro do fenômeno atinja a costa.
A temporada de furacões no México começou no fim de maio com Andrés, que chegou a ter a força de furacão categoria quatro, embora sempre tenha ficado afastado da costa mexicana, seguido por Blanca, que também não tocou terra ou provocou danos.
Em setembro de 2013 Guerrero sofreu simultaneamente com os furacões Ingrid (no Golfo do México) e Manuel (na costa do Pacífico), que deixaram 157 mortos e ao menos 1,7 milhão de afetados.
Fonte: Terra