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Propaganda que associa cólica menstrual a ‘mimimi’ causa revolta

Uma propaganda lançada pela farmacêutica Sanofi para divulgar a marca de analgésicos Novalfem provocou protestos de mulheres nas redes sociais ao usar o mote "#semMiMiMi" para falar de cólica menstrual.

"Se você não tem tempo para MiMiMi, descubra Novalfem", diz o texto de apresentação da campanha criada pela agência Publicis e protagonizada por Prera Gil. 

A página da marca no Facebook foi inundada por uma avalanche de críticas à propaganda, que foi considerada desrespeitosa e infeliz. "Tinha alguma mulher envolvida no processo de criação / aprovação dessa campanha? Alguma delas sente cólica ou já ouviu falar nisso?", protestou uma consumidora.

Mensagens de repúdio também foram postadas nos comentários do vídeo da propaganda no YouTube. "Ter cólica não é frescura e nem "mimimi"! Nem a cólica (dor física em si), muito menos o estado e/ou sentimento que ficamos nos dias em que estamos com fortes dores e que precisamos nos ausentar das nossas atividades do cotidiano, como trabalho, atividades domesticas, escolares e etc. Esse assunto não pode ser tratado como piada, com ironia!", escreveu uma internauta.

Outras pediram a retirada da campanha do ar e que a propaganda seja denunciada ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

Em resposta publicada a diversos internautas, a marca pediu desculpas pela impressão causada pela propaganda. "Sabemos que a endometriose é uma doença e tem como sintoma cólicas fortíssimas. Entendemos que dor é um assunto sério. MIMIMI não é a dor, e sim uma releitura da sensação de desconforto que as dores causam nas mulheres. O nosso objetivo é falar que as mulheres com dores leves e moderadas, não precisam parar principalmente pelo desconforto gerado por dores como cólicas menstruais, dores de cabeça e enxaqueca que podem ser aliviadas", escreveu a Novalfem em resposta padrão.

Marca irá reavaliar a campanha
Procurada pelo G1, a empresa destacou que a propaganda foi veiculada apenas nas redes sociais e que, em razão da repercussão negativa, decidiu reavaliar a campanha.

Confira a íntegra do posicionamento da empresa: "Para Novalfem, a dor é coisa séria, independentemente do tipo ou da intensidade. Considerando que a marca foi desenvolvida para proporcionar alívio às dores de cabeça, cólicas menstruais e enxaqueca, de leve a moderada intensidade, a proposta da campanha “Sem Mimimi” foi abordar, de maneira mais leve, alguns desconfortos que as mulheres vivem, valorizando inclusive a sua vontade de superá-los.Acatamos as opiniões publicadas e esclarecemos que, em nenhum momento, se pretendeu subestimar o impacto dessas dores ou desrespeitar quem as sente. Em consideração às pessoas que manifestaram a sua insatisfação, Novalfem decidiu reavaliar a campanha".

A agência Publicis também divulgou em sua página no Facebook uma nota de esclarecimento: "Nosso objetivo com a campanha de Novalfem é ajudar as mulheres que sentem dores leves e moderadas a conseguir manter a rotina e aliviar o desconforto, usando um tom leve para falar de um assunto sério. Em nenhum momento, tivemos a intenção de minimizar as dores das mulheres ou de ofender quem sofre com doenças e problemas mais graves, para os quais a consulta a um médico é sempre aconselhada".

Procurado pelo G1, o Conar informou que não há até o momento registro de abertura de processo envolvendo a propaganda.

 

Fonte: G1

Redação

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Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

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