Neste momento que nosso país está passando é muito difícil falar sobre ética profissional.
Pensando na qualificação, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, em busca da ética para todos os profissionais atuantes no mercado, vem combatendo o pagamento da Reserva Técnica conhecida como RT.
Este vírus afeta e desestabiliza os profissionais que lutam pela ética e compromisso com seus clientes.
Dados atualizados da Revista Projeto Design, direcionada para Arquitetos e Urbanistas do Brasil:
“Arquitetura e Urbanismo é a atividade que vem crescendo nos últimos anos no Brasil. São mais de 120.000 profissionais legalmente habilitados para trabalhar na concepção e execução de edificações, paisagens e espaços urbanos.
Para que todos eles possam prestar o melhor serviço à sociedade, contribuindo para o desenvolvimento socioambiental do Brasil, o CAU-BR aprovou em 2013 o Código de Ética e Disciplina dos Arquitetos e Urbanistas.
A norma contém princípios, regras e recomendações para orientar a relação com a sociedade. O objetivo é valorizar cada vez mais o trabalho desses profissionais, preservando sua atuação técnica e ética em favor de seus clientes.
Umas das regras diz respeito à prática conhecida como ‘Reserva Técnica’ ou ‘RT’ que é o recebimento de comissão de lojistas e fornecedores pela indicação de produtos a seus clientes. Segundo o Código, o arquiteto e urbanista deve recusar-se a receber remunerações, gratificações, vantagens ou presentes oferecidos por fornecedores e seus contratantes, seja qual for o pretexto. Esse trecho regula a Lei 12.378/2010, que caracteriza como infração ‘locupletar-se ilicitamente, por qualquer meio, à custa de cliente, diretamente ou por intermédio de terceiros’.”
Faça Arquitetura e Urbanismo com Ética.
Diga não à Reserva Técnica.
Na busca de um mundo mais humano, com oportunidades, desafios, transparência e generosidade, o CAU propõe o novo Código de Ética na esperança de que todos os profissionais exerçam suas atividades com ética e orgulho de seu ofício.