Prefeitos de 15 municípios da região do Médio Norte, participaram em Tangará da Serra, nesta sexta-feira (22) de uma reunião do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental “Alto do Rio Paraguai” Durante a reunião do consórcio, que é presidido pelo prefeito de Diamantino, Juviano Lincoln, foram tratados vários assuntos, entre eles, a descentralização ambiental, a aplicação dos recursos do Fethab na recuperação de estradas e pontes, além da situação da Saúde em todos os municípios. A reunião contou também com a presença do secretário estadual de Saúde, Marco Bertúlio.
Na ocasião, o secretário tratou da situação dos hospitais regionais de Barra do Bugres e Diamantino, e dos hospitais de referência de Tangará da Serra e Nortelândia. Betúlio informou que está sendo feito um estudo de restruturação na área de Saúde e, que tomará algumas medidas, como a forma de pagamentos e se comprometeu em rever a situação dos hospitais regionais, além de transformar a logística de médio e longo prazo no setor da Saúde, incluindo a atenção básica.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, destacou o atendimento que o secretário vem dando aos municípios. Ele frisou que está apoiando as medidas do governador Pedro Taques, que está tendo um olhar diferente nas questões essenciais para os municípios, priorizando as áreas de Saúde e Educação. “Em alguns momentos a AMM tem contribuído com este novo modelo de gestão do Governo do Estado”, observou.
Na avaliação de Neurilan, a reunião foi muito importante para os prefeitos da região. Ele apresentou como sugestão ao governador, a criação de pacto em pról da Saúde de Mato Grosso, com a participação de representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça e Assembléia Legislativa. Em fevereiro deste ano, Neurilan visitou os dirigentes destes poderes para tratar das questões da Saúde. “Propomos o pacto como forma de contribuir com o governo estadual, para resolver os problemas que afetam os municípios” disse ele.
O presidente da AMM, ressaltou ainda que vai sugerir que o governador lidere um movimento, no sentido de mobilizar a Bancada Federal, para que todas as emendas sejam destinadas para a área da Saúde em Mato Grosso. Que as emendas sejam fontes de investimentos nos pequenos hospitais, para que eles sejam reestruturados e reequipados. “Com isso, vamos evitar tantos deslocamentos de pacientes para Cuiabá e que a população seja atendida no próprio município” alertou.
Na última reunião com a bancada federal, realizada em Brasília, Neurilan, sugeriu aos parlamentares que destinem as emendas para a área de Saúde. Na reunião do Consórcio em Tangará da Serra, com a presença dos deputados estaduais Wagner Ramos e Saturnino Masson, Neurilan enalteceu a iniciativa da Assembleia Legislativa, que devolveu R$ 20 milhões ao Governo do Estado, para a compra de ambulâncias para todos os municípios de Mato Grosso. (Com assessoria)