Foto: Ednei Rosa
Os cuiabanos que gostam de uma folga para sair da rotina do trabalho serão beneficiados com mais um dia de descanso, a partir deste ano. Na sessão noturna da última terça-feira (20), os vereadores da capital derrubaram o veto do prefeito Mauro Mendes (PSB) e instituíram o 31 de agosto como o Dia do Evangélico, que deve ser “comemorado” com mais um feriado no município.
O autor da lei, vereador Marcrean Santos (PRTB), que pertence a bancada evangélica da Casa de Leis, justifica que a intenção da criação do feriado é destacar o papel social desenvolvido pelo grupo religioso. Ao explicar o intuito do feriado, o parlamentar defendeu o trabalho dos evangélicos na vida espiritual da população, com suas missões de resgate e doutrinação para “o caminho da salvação”.
“A intenção é destacar a importância que a comunidade evangélica tem para a sociedade cuiabana. Por muitas vezes o trabalho que é de responsabilidade do governo é assumido pela comunidade evangélica”, destacou Marcrean.
O parlamentar, membro da Igreja Assembleia de Deus, também explicou o motivo pelo qual o dia 31 de agosto foi escolhido para o feriado municipal. Segundo ele, assim como outros municípios do estado, o mês de agosto é reservados para datas alusivas aos crentes à Deus.
Veto do Executivo
O prefeito Mauro Mendes havia vetado parcialmente o projeto de lei com a alegação de que mais um dia de paralisação do comércio geraria prejuízo ao município. Em seu veto, o gestor manteve a data alusiva, mas sem feriado.
Porém, os parlamentares não concordaram com a decisão de Mendes e derrubaram o veto com o voto de 19 vereadores. Houve apenas um voto contrário, do vereador Renivaldo Nascimento (PDT) e cinco ausências. Agora a medida que cria o feriado deve ser promulgada pelos vereadores nos próximos dias.