De 14 a 17 de maio a 29ª Exporriso foi palco central do agronegócio mato-grossense com o evento que aconteceu no Parque de Exposições do CTG do município. A feira se posicionou, mais uma vez, como referência do segmento e como o principal termômetro do comportamento do mercado no estado.
As mais importantes lideranças empresariais e setoriais, bem como os fabricantes e empresas e toda a cadeia produtiva estiveram presentes. No total, passaram pela feira 20 mil pessoas por noite, um público formado, em sua maioria, por produtores rurais e comerciantes.
Entre as autoridades que marcaram presença no evento, destacam-se o presidente da Exporriso, Valdocir Rovaris; o prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato; o deputado estadual Mauro Savi. Segundo o prefeito, a Exporriso é considerada uma das maiores feiras do estado de Mato Grosso e a cada ano está mais organizada: “Parabenizamos os sorrisenses neste dia em que comemoramos o aniversário de nossa cidade e enaltecemos a organização da festa, pois nossa exposição a cada ano fica mais agradável”.
Além da contribuição para adoção de inovações e novas tecnologias e para o aprimoramento de técnicas de manejo do campo, a Exporriso também tem desempenhado função importante para o desenvolvimento do setor, ao propiciar um ambiente favorável para negócios e, principalmente, ao estimular a divulgação de ações e reivindicações que impulsionem a evolução do agronegócio no país. O segmento é, hoje, um dos mais importantes na composição do PIB brasileiro, respondendo por 22,8%, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Os organizadores ficaram satisfeitos com o público que compareceu durante as cinco noites de feira. “Fico grato pela participação da população, apoio dos patrocinadores e das empresas que apoiaram. Não poderia deixar de agradecer também aos trabalhadores que atuaram durante a feira, as policiais militares e civis, os bombeiros, o pessoal da Secretaria de Saúde do município, os agentes de trânsito que cuidaram do trânsito do lado de fora do parque, todas as autoridades e cada membro da Comissão Organizadora, nosso muito obrigado”, comentou Rovaris.
Entre as atrações da feira estiveram shows com artistas nacionais como a dupla Jads & Jadson, o Trio Parada Dura, Pedro Henrique e Fernando, César Menotti & Fabiano e Raça Negra no encerramento da festa. Todas as noites contaram também com rodeio e bingo com sorteio de carros e motos.
Vários peões se inscreveram para o circuito de rodeio, organizado pela Federação Mato-grossense de rodeio (FMTRO). O show de prêmios teve início na noite do dia 13 de maio (feriado municipal), e terminou no sábado (16), com sorteio de cinco carros e três motos zero quilômetro. A feira continuou no domingo com várias atrações: parque de diversões, exposição de animais da raça nelore, leilão de equinos (virtual), exposição de produtos do comércio em geral, rodeio em touros e show com o grupo Raça Negra.
Para o gerente de vendas do grupo Extra Caminhões, Fernando Garcia, o saldo da feira foi altamente positiva: “O grupo Extra estima que tenha sido negociado um montante de aproximadamente R$ 2,6 milhões em novas vendas e futuras prospecções. Os frutos ainda estão chegando para nós, pois esse momento de interação com o público é muito importante para que haja um fortalecimento dos elos de amizade entre eles (os clientes) e nós (a administração e os vendedores)”.
Ainda de acordo com o gerente do grupo, a receptividade do público foi ótima e os laços de confiança puderam ser mais aperfeiçoados: “Nós levamos informações novas, fizemos um hall de contatos maior e consequentemente tivemos bons resultados”.
Além desta feira, ainda estão previstas para a empresa outras três nos próximos dias: em Alta Floresta, de 27 a 31 de maio; em Sinop, de 11 a 15 de julho e em Água Boa, de 8 a 12 de julho.